sábado, 28 de maio de 2011

Um GAPE para todos e todas

Balanço do 1.º Aniversário do GAPE: Gabinete de Apoio ao Estudante

É sempre difícil escrevermos sobre o nosso próprio trabalho. Corremos sempre o risco de soar imodestos. Mas existem coisas que têm de ser celebradas e esta é, sem dúvida, uma delas.

Em Junho de 2010 inaugurou-se o GAPE:Gabinete de Apoio ao Estudante. Cheia de força e vontade, a Universidade Jean Piaget - Pólo de Benguela viu neste Gabinete a possibilidade de ir mais além do que outras instituições de ensino superior e fornecer aos seus estudantes um atendimentos personalizado e gratuito.

O objectivo principal da criação do GAPE era realmente o apoio psicopedagógico individual e grupal a estudantes, mas o GAPE acabou por ser surpreendido com muitas outras tarefas.

Na passada 5ª. Feira, no já habitual programa de Rádio “Ecos do Piaget”, o nosso querido locutor, Martinho Bangula, questionou-me acerca de grande oferta de recrutamentos que o GAPE tem publicitado. E a realidade tem sido essa: a empregabilidade tem sido um dos grandes focos de intervenção do GAPE. 

Desde já agradeço o convite do Martinho Bangula: é sempre emocionante para mim estar num estúdio de Rádio e conversar "a sós" e ao mesmo tempo com tantos ouvintes! Foi nesse momento, em frente ao Microfone, dentro do Estúdio, que me apercebi que já havia passado 1 ano de GAPE e, de repente, com a ajuda do Bangula, fiz um Balanço...

Por outro lado, o envolvimento de estudantes e a promoção de iniciativas acabou por se tornar também uma constante tarefa do GAPE. Mas nem sempre o trabalho do GAPE é visível ao público. Exceptuando cartazes ou iniciativas colectivas (Por exemplo, o Próximo Dia da Criança), todo o trabalho de Gabinete decorre em total confidencialidade.

É com orgulho que faço um balanço muito positivo do trabalho do GAPE no seu primeiro ano de existência. 

É com orgulho que ainda continuo a receber estudantes que perguntam “E quanto custa o atendimento”, e eu respondo, feliz, “O atendimento é grátis. Este serviço existe a pensar em vocês, estudantes da UniPiaget Benguela”. 

É com orgulho que recebo dezenas de estudantes por semana a procurar ajuda para se tornarem mais eficazes, melhores estudantes ou, enfim, mais felizes. E penso que ser Psicólogo é mesmo isto.

Em conclusão, todos temos de agradecer à Unipiaget Benguela por permitir que este GAPE fosse criado. Os estudantes precisam de apoio e eu precisava de um Departamento onde me sentisse útil e feliz, e onde sentisse que cada momento do meu tempo é aproveitado para uma acção proactiva, por mais pequena que seja ou que possa parecer.


Tudo se resume nas frases sábias de Mahatma Gandhi: 
"Quem sabe concentrar-se numa coisa e insistir nela como único objectivo, obtém, ao cabo, a capacidade de fazer qualquer coisa."  

ou então, uma outra citação de Gandhi  

"Sê a mudança que queres ver no mundo".

Que o próximo ano  seja melhor ainda.

Obrigado a Todos e a Todas.

Patrícia Araújo
GAPE: http://gape-unipiaget-benguela.blogspot.com/

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Comemorações do Dia de África

No dia em que damos por encerrada a exposição alusiva às comemorações do dia de África, partilhamos mais uma vez, com toda a comunidade piagetina as últimas impressões e registo fotográfico do evento.


As comemorações alusivas ao dia de África levadas a cabo pelos estudantes e coordenadora, Dra. Marivalda Da Cruz Gonçalves, da Licenciatura em Ensino do Português e Línguas Nacionais, resultaram num momento único de partilha, alegria e celebração.


O empenho e motivação de todos os intervenientes contagiou tudo e todos. Por um lado, a simplicidade, a selecção criteriosa dos textos poéticos de autores angolanos, as músicas entoadas em homenagem à Mãe África,, a encenação de provérbios e adivinhas tradicionais em língua nacional (umbundu) e português resultaram num espectáculo de cor, alegria, numa perfeita afirmação de valores culturais e identitários.

Contribuiu para o resultado final, todo o cenário envolvente procurando-se reconstituir o ondjango tradicional, com a fogueira (centro e ponto de encontro dos membros da comunidade), enquanto local de reunião e partilha onde se discutem os assuntos importantes para a comunidade. A profusão de cores dos trajes tradicionais, os cheiros de frutos e vegetação integradas no espaço, as peças de artesanato e instrumentos utilitários tradicionais como o pilão.

Será ainda de referir a belíssima exposição fotográfica de Maria Gomes e Ziza Areias de Benguela a ser projectada no cenário, durante toda a programação.

O saldo final foi, inequivocamente positivo, o esforço em desenvolver uma actividade do género e, em simultâneo, manter o decurso normal das aulas implicou o empenho de todos os envolvidos. Uma experiência a repetir!

















Por: Marivalda Da Cruz Gonçalves (EPLN)

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Um dias nas Corridas: “Intervenção Activa na Comunidade” por estudantes da UniPiaget


No âmbito da implementação da “Intervenção Activa na Comunidade” por parte dos estudantes da “Universidade Jean Piaget”, concretizou-se um projecto de prevenção da doença e promoção da saúde levado a cabo pelos estudantes do curso de Enfermagem.
À semelhança do projecto realizado no ano passado sobre “Prevenção do HIV”, este ano criou-se uma intervenção a nível da “Prevenção da Alcoolemia Associada à Condução”, aproveitando a ligação do tema com as corridas de automóveis a decorrer durante as Festas da Cidade de Benguela, nos dias 14 e 15 de Maio de 2011.
Este trabalho preventivo e de educação populacional foi projectado e implementado, uma vez que o alcoolismo representa uma das principais causas de acidentes rodoviários na população Angolana.
A Universidade propôs a cooperação do Exmo. Comandante Provincial da Polícia e com a preciosa colaboração dos agentes da “Polícia Provincial de Benguela”, foi possível abordar e sensibilizar a população condutora, a abandonar hábitos alcoólicos e a promover um estilo de vida saudável.
A intervenção levada a cabo pelos estudantes e pela polícia, consistiu num primeiro momento em interceptar os condutores a pararem a viatura e, em seguida, foi executado o teste do “bafómetro” para assim se medir o nível de alcoolémia.
Os condutores foram informados sobre os níveis limites permitidos pela lei e respectivas sanções em caso de ultrapassarem os limites e realizou-se um reforço de educação para a saúde apoiado por um panfleto elaborado pelos alunos do 3º ano de Enfermagem. 
(Pode ver o Panfleto abaixo e até fazer download!)


O objectivo destas acções, que está previsto serem executadas ao longo do ano lectivo, é sensibilizar a população para adoptar hábitos de vida saudável, contribuindo com um esclarecimento e aumento de conhecimento populacional sobre meios de prevenção de doenças.
São intervenções desta natureza, que fazem a diferença entre a população académica e cada vez mais os estudantes da Universidade Piaget se mostram activos e interessados em desenvolver um trabalho de qualidade, trabalho este, que aumenta o orgulho e a valorização dos nossos estudantes.










segunda-feira, 23 de maio de 2011

Dia Mundial da Criança é na Unipiaget Benguela!

O Dia Mundial da Criança, 01 de Junho, é festejado, alegremente, com Piagetinos e suas crianças!

Para saber mais, veja o cartaz abaixo e, para ler mais, visite o site do GAPE-Gabinete de Apoio ao Estudante AQUI.


Se faz parte da Comunidade Piagetina de Benguela, apareça para a sessão de Cinema n odia 01 de Junho às 10h00. A Universidade oferece Sumos e Pipocas e outras surpresas...

Aniversário da Unipiaget, pólo de Benguela: 7 anos a transformar a Província!


No passado dia 10 de Maio de 2011, o pólo de Benguela comemorou 7 anos de existência.
Ao longo destes 7 anos, o grande desafio da Equipa que leva a cabo este projecto (actuais e antigos elementos foram referidos e homenageados) tem sido lutar por transformar um terreno vazio cheio de poeira, num campus recheado de estudantes, capaz de ser um verdadeiro albergue de Ciência.
Foi envolvida em palavras sentidas e nostálgicas, proferidas pelos Exmo. Administrador Prof. Eng.º Mário Rui Ferreira, o Exmo. Vice-Reitor Prof. Dr. Bonifácio Tchimboto e o Exmo. Coordenador Cientifico-Pedagógico Prof. Dr. António Amândio, que se celebrou os 7 anos da Unipiaget Benguela













Durante a cerimónia, que decorreu no Anfiteatro 1, no dia 10 de Maio às 16h00, a audiência teve oportunidade de assistir à Entrega dos Diplomas de Licenciatura aos recentes licenciados, directamente das mãos da Reitoria e da Administração.
A Universidade congratula-os pelo seu esforço e dedicação e deseja grandes êxitos profissionais aos nossos orgulhosos “Doutores”!
De seguida, procedeu-se à Entrega dos Troféus aos 3 primeiros classificados da III Taça de Futsal “Dr. Oliveira Cruz”.
O Primeiro Classificado foi, pelo terceiro ano consecutivo, a equipa da “Licenciatura em Direito”, o Segundo Classificado foi a equipa de “Licenciatura Informática de Gestão” e o título de Terceiro classificado foi para a Equipa de “Licenciatura em Refinação de Petróleos
Foram brindados com dois Prémios especiais dois estudantes: O Prémio de “Melhor Guarda-Redes” foi entregue ao estudante Arão Dias e o Prémio ao “Melhor Marcador” foi oferecido ao Estudante António Afonso, ambos da Equipa de “Informática de Gestão”.
A Universidade agradece, em particular, o empenho voluntário do “Edivaldo Jorge Correia Filipe” (estudante do 5.º ano da Licenciatura em Engenharia de Construção Civil) e também do colaborador e estudante “Hernany Teles” que lideraram a Comissão Organizadora deste evento.








 O encerramento do evento foi realizado por um grupo de dança que supreendeu a audiência com uma interpretação de uma dança típica angolana: a Rebita.


Por fim, saudou-se e honrou-se algumas das pessoas já falecidas que, quer como docentes, quer como estudantes, farão sempre parte da Comunidade Piagetina como, por exemplo, Herbert Avelino Lopes Figueiredo (Estudante Falecido da Licenciatura em Direito), Professor Rui Almeida (Direito) e Teresa Sendje da Silva Kangoti (Estudante Falecida do 5.º ano da Licenciatura em Sociologia), que foi honrada pela entrega do Título Póstumo de Licenciada.

De lembrar que, além de empenhado estudante Piagetino, Herbert Figueiredo integrou a Selecção do Piaget de Futsal, tendo feito orgulhosamente parte da equipa e contribuído com as suas competências de Atleta até ao corrente ano de 2011.
A encerrar, como não podia faltar, a Universidade Jean Piaget ofereceu o Bolo de Aniversário e Champagne para brindar os 7 anos de existência, e desejar muitos mais anos de vida à nossa escola.









Assim, foi num espírito de Balanço do passado que se festejou, mas também numa consciência de planeamento futuro que se apresentou alguns projectos para um tempo próximo.
A comunidade académica recebeu agradavelmente as notícias de que, em breve, os campos Polidesportivos já receberão eventos desportivos, a sala de internet abrirá a todos os estudantes com ligação fibra óptica, os novos edifícios serão inaugurados ainda no ano de 2011, a nova biblioteca abrirá ao público na zona central (e será, com certeza, uma das melhores [senão mesmo a melhor!] biblioteca da província de Benguela), o laboratório de engenharia civil totalmente equipado começará a funcionar dentro de semanas e, por outro lado, os acessos ao Campus que estão neste momento em obras, serão totalmente reformulados, melhorados e asfaltados.
Em jeito de conclusão, há 7 anos, o pólo de Benguela inaugurou com aproximadamente 100 estudantes corajosos: hoje conta com quase 5000 estudantes!
Porém, a Universidade Jean Piaget tem como grande objectivo tornar-se a melhor Universidade de Angola e, para isso, precisa também da colaboração dos estudantes.
Como remate deste evento, que decorreu no que apelidámos de “Ano da Qualidade”, ficou no ar o incentivo dos Órgãos de Gestão da Universidade para que os próprios estudantes participem activamente na vida académica criando e dinamizando fortemente os Órgãos Representativos dos Estudantes! Por isso, “Associação de Estudantes Piagetinos de Benguela”, estamos à espera!



Por: Patrícia Araújo (GAPE)

Arquivo de Notícias