segunda-feira, 24 de março de 2014

ISP-JEAN PIAGET DE BENGUELA

2004 – 2014.

Dez anos de crescimento

Num cenário de vegetação rasteira e paisagem semidesértica, habitada por martrindindes nascia, com a força do trabalho e do querer dos homens, a 10 de Maio de 2004 o Instituto Jean Piaget de Benguela. Trata-se de uma localização privilegiada do bairro da nossa Senhora da Graça (adjacente à estrada Nacional nº100).

No primeiro ano de actividades, com 3 salas de aula, estavam disponíveis ao público apenas 3 licenciaturas com o número total de cerca de 100 estudantes.
Decorridos dez anos, hoje, o Instituto Jean Piaget de Benguela tem edificado uma área de mais de 10 hectares, no total dos 25 hectares que possui. No antigo cenário inóspito uma densa vegetação cresce a cada dia que passa, alterando a paisagem seca e árida num cenário verde que convida à tranquilidade e bem-estar de todos que por ali passam. Destaca-se uma impotente estrutura que alberga um total de 16 cursos de licenciaturas, organizados em três departamentos com o número total de cerca de 5000 estudantes.


Os Departamentos são órgãos coordenação e supervisão administrativa e pedagógica que intervêm no asseguramento do normal funcionamento dos cursos, em consonância com a  orientações do Ministério do Ensino Superior. Para atingir este objectivo concorre a acção das coordenações de cursos que, estando mais próximo dos estudantes e docentes, garantem fluidez das informações a este nível e um acompanhamento diferenciados das necessidades destes.

Departamento de Ciências e Tecnologias
Licenciatura em Engenharia de Refinação de Petróleos
Licenciatura em Engenharia de Construção Civil
Licenciatura em Engenharia de Electromecânica
Licenciatura em Informática de Gestão
Licenciatura em Arquitectura

Departamento de Ciências de Educação, Sociais e Humanas
Licenciatura em Direito
Licenciatura em Sociologia
Licenciatura em Economia de Gestão
Licenciatura em Psicologia Clínica
Licenciatura em Língua Portuguesa e Línguas Nacionais
Licenciatura em Ciências de Educação e Praxis Educativa
Departamento de Ciências da Saúde
Licenciatura em Enfermagem e Obstetrícia
Licenciatura em Motricidade Humana
Licenciatura em Imagiologia e Radiologia
Licenciatura em Análises Clínica e Saúde Pública
Licenciatura em Ciências Farmaceuticas









Docentes

O crescimento da oferta formativa no ISP-Jean Piaget é acompanhado da preocupação em constituir um corpo docente qualificado. Para o presente ano lectivo estão contratados 210 docentes, sendo 14 doutores, 57 mestres e 137 licenciados. Uma grande parte destes últimos encontram-se a frequentar cursos de mestrado ou pós-graduações nas suas áreas de especialidades.
Para garantir o melhor desempenho dos docentes a carga horária e as disciplinas atribuídas a cada um destes obedece aos critérios de análise do currículo da área de formação, experiência de trabalho e disponibilidade de tempo. Esta é uma actividade desenvolvida pelos Departamentos com apoio das Coordenações de curso.

Protocolos

Os protocolos de cooperação são instrumentos de gestão privilegiados no ISP-Jean Piaget. Neste sentido, foram estabelecidos vários tipos de protocolos com entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais.
No domínio da formação, investigação, troca de experiência e know-how : com a Universidade do Minho O protocolo prevê entre outras matérias, o desenvolvimento de acções conjuntas no domínio da investigação em Engenharia Civil e com a Universidade Transmonte e Alto Douro, no domínio da Investigação e formação em Agricultura e Zootecnia.
Para práticas de Enfermagem em Hospitais de referência em Portugal, estabeleceu, igualmente um protocolo com a Cruz Vermelha Portuguesa
Além disso, possui diversos protocolos com hospitais nacionais. São exemplos o hospital Central de Benguela, Pediatria de Benguela e hospital municipal da Catumbela.
No domínio da Extensão e responsabilidade social: com Administração Municipal do Lobito, prestando a supervisão científica e pedagógica de um conjunto de actividades congregadas realizadas no âmbito das” Olimpíadas do Saber”; Grupo de Doadores voluntários, constituído por professores. Ainda, com esta instituição da Administração local do Estado, tem um estratégico protocolo através do qual é prestada a assessoria técnica aos Projectos daquela municipalidade na área da construção civil.
Infraestruturas
Ao longo destes dez anos é visível o conjunto de investimentos feitos, não só na superação técnica e profissional dos seus quadros e colaboradores, mas também a nível das infraestruturas e equipamentos de ensino.
O ISP-Piaget de Benguela conta 50 salas de aulas, com capacidade média para 60 alunos, 3 auditórios, com capacidade média de 180 lugares e 3 salas de aulas práticas.
Para os cursos na área de Ciências Tecnologias estão disponíveis 1 laboratório de Informática, 1 laboratório de Electromecânica,1 laboratório de Mecânica, 1 laboratório de Electrónica, 1 laboratório de Física, 1 laboratório de Engenharia Civil e 1 sala prática de Desenho.
Os cursos das Ciências da Saúde contam com 3 laboratórios. Sendo 1 laboratório de Biologia, 1 laboratório de Microbiologia, 1 laboratório de Química, 1 laboratório de Bioquímica.

Relativamente aos cursos adstritos ao Departamento das Ciências da Educação, Sociais e Humanas existem diversos equipamentos e recursos de ensino e aprendizagem, desde os que se encontram disponíveis na Biblioteca, Mediateca e Textoteca, 1 sala de trabalho de grupos, 1 sala prática de Direito (tribunal) e 1 quadra polidesportiva.

Vários destes equipamentos, são de utilização partilhada por estudantes das diversas especialidades. A quadra polidesportiva é disto um exemplo. Actualmente o ISP-Piaget de Benguela tem matriculados cerca de 5 mil estudantes. A sua capacidade de acolhimento é 10.479 estudantes distribuídos em 3 turnos.









quinta-feira, 20 de março de 2014

Você sabe que dia se comemora hoje?

As Nações Unidas instituíram o 20 de Março como Dia Internacional da Felicidade, foi esta semana divulgado.

A data, que se junta agora ao calendário da ONU de dias internacionais, foi aprovada numa resolução da  Assembleia Geral da ONU. A felicidade passa a ser um dia mundial como a poesia ou a da ave migratória, por exemplo.

"A busca pela felicidade é um objectivo humano fundamental", diz a resolução, aprovada por unanimidade pelos 193 membros da assembleia.

A instituição do dia da felicidade era parte de uma campanha diplomática do reino do Butão, país que tem um índice nacional de felicidade bruta.

Muitos governos dizem que novos elementos, entre eles a felicidade, devem ser incorporados às formas de se medir a prosperidade, dominadas por indicadores económicos.

Fonte:Diário de Notícias

terça-feira, 18 de março de 2014

ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES DO ISP-JEAN PIAGET PROMOVE DEBATE

        O PAPEL DO ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO NA DEMOCRATIZAÇÃO DO PAÍS


No quadro do Projecto "Jango Piagetino" que tem vindo, de um tempo a esta parte, a relançar o debate entre os universitários em Benguela, a Associação de Estudantes do ISP-Jean Piaget realizará amanhã, dia 19 de Março, com início as 15 horas, no Anfiteatro número 3, uma palestra subordinada ao tema o Papel do Estudante Universitário na Democratização do País.

O prelector será o ilustre Professor Abel Chivukuvuku.

Não perca, avise também o outro.           

quarta-feira, 12 de março de 2014

Licenciatura em Enfermagem e Obstetrícia no ISP-Piaget de Benguela existe há dez anos

A licenciatura em enfermagem e obstetrícia é uma das mais antigas no conjunto de cursos ministrados no
ISP-Jean Piaget de Benguela. Ao longo destes dez anos, foram criadas e consolidadas as condições de
ensino e aprendizagem, com destaque para os equipamentos para aulas práticas, estágios em hospitais
nacionais e internacionais de referência. 



Actualmente o ISP-Piaget possui, além de livros específicos da área da saúde, um laboratório para aulas práticas devidamente equipado que, em breve, abrirá as suas portas para o atendimento à comunidade. 


Confira aqui algumas fotos que ilustram momentos de uma aula prática conduzida pela Dra. Maria João.







sábado, 8 de março de 2014

Abertura do ano lectivo 2014: Mensagem do Secretário-geral do ISP- Piaget na reunião com os docentes


Desenvolver competências transversais

Este ano é um ano muito especial; é o ano do nosso décimo aniversário. Para chegarmos até aqui muito trabalho teve de ser feito e vários sacrifícios foram consentidos,desde os jardineiros, graças aos quais hoje temos um Piaget mais fresco porque arborizado,aos funcionários da secretaria que se esmeram cada vez mais para oferecer um atendimento de excelência até aos nossos professores que não param de se superar académica e pedagogicamente.

Todos eles estiveram connosco ao longo destes dez anos, que em Maio iremos comemorar com orgulho.Porém, seria falta grave não dirigir uma palavra de apreço e consideração às famílias dos nossos estudantes; aos pais especialmente, que tudo fazem para manter os seus filhos aqui. Sabemos que não tem sido fácil, por isso nós tudo fazemos para oferecer um ensino que compense o esforço dispendido,aliás, algo que vem sendo demonstrado pelas altas taxas de empregabilidade dos nossos licenciados.

Estamos agora a entrar para um novo ciclo da nossa gestão. Uma gestão mais focada nos utentes.Estaremos mais próximos dos nossos estudantes para os melhor compreender e apoiar pois, como instituição de ensino superior, a nossa responsabilidade não se limita às aulas, precisamos promover a formação integral dos nossos jovens, através da prática desportiva, do envolvimento em projectos culturais e acompanhamento cívico, para desenvolver neles competências transversais tão indispensáveis para a vida e o mercado de trabalho. Para efeito o ISP-Jean Piaget de Benguela possui uma estrutura de apoio especializada, onde destacamos, para além da Associação de Estudantes, o Gabinete de Apoio ao Estudante (GAPE), Gabinete de Investigação Social (GIS) e o Gabinete,Actividades Extra-curriculares e Intercâmbio.

Hoje somos mais de cinco mil estudantes, cerca de quatrocentos funcionários, entre docentes e administrativos. Estes números reflectem muito bem as conquistas alcançadas ao longo destes dez anos, face ao qual promovemos uma reestruturação administrativa interna, os cursos hoje estão organizados em departamentos para a optimizar os processos de gestão. É desse espírito e acção que estamos imbuídos quando falamos de desenvolvimento qualidade ética.

A terminar quero desejar a todos os nossos estudantes um bom início de ano lectivo que 2014 seja um ano de muitos sucessos para eles e para suas famílias. 
A todos os docentes que com empenho,dedicação transmitam os seus conhecimentos sem limitações para que o futuro nos sorria. Exijam dos estudantes que estudem, que faça, trabalho de investigação, utilizem todos os meios a sua disposição para aprenderem a melhorar o futuro.


Aos nossos funcionários, mais um ano de luta sempre com um sorriso nos lábios para servir cada vez melhor, todos os que nos procuram e necessitam de nós. 

Bem haja!

quarta-feira, 5 de março de 2014

Arquivo de Notícias