
quarta-feira, 22 de julho de 2009
POETA SEXORCISTA FALA DE AMOR MAS, SEM SUCESSO...

terça-feira, 21 de julho de 2009
Engº Mário Rui Marques Ferreira , responde à...

CAIXINHA DE OPINIÕES
Caros Piagetinos
Vou tentar todas as semanas responder a todos e também dar o meu parecer, quando no meu entender não concordar com algumas opiniões ( sabem que alguns dizem mal, só para não estar calados )
Não entendi, as propinas não aumentaram, como pode vir a acusar a crise financeira de um aumento que não existiu.
As propinas continuam a ser:
Construção Civil | 300 |
Electromecânica | 300 |
Enfermagem | 300 |
Informática | 300 |
Psicologia | 250 |
Sociologia | 250 |
Direito | 250 |
Economia | 250 |
Aconselho que os alunos não deixem para o último dia o pagamento respectivo, mas ao mesmo tempo relembrar que esse pagamento também pode ser feito aos balcões dos bancos BAI, BESA e BFA cujas contas são:
BANCO | AKZ | USDOLARES |
BAI | 5369255/10 | 5369255/9 |
BESA | 83369/024 | 83369/840 |
BFA | 11345718/30 | 11345718/32 |
Em qualquer altura do mês pode trazer os comprovativos de depósito à secretaria para serem passados os respectivos recibos.
Tem de haver compreensão e ajuda entre todos os Piagetinos.
Estamos atentos e o secretariado académico, logo que recebe as pautas do professor, tem a obrigação e o dever de as afixar, o que normalmente acontece, ao mesmo tempo tem tido o cuidado de comunicar com os “profs” para não se atrasarem na entrega das mesmas. Mas a impossibilidade de comunicação leva, por vezes, a que haja algum atraso.
Sempre a lutar para melhorar.
“ Verificar os professores que não dão aulas e só aparecem nas últimas semanas para debitar matéria, assim o insucesso dos estudantes em algumas disciplinas. “
Mas com certeza existem outros que não tenho conhecimento, e aí necessito de argumentos ( quem são e que contributo dão à nossa causa ).
Todos nós sabemos que os nossos estudantes são muito descuidados para não chamar preguiçosos e só se lembram de estudar na véspera das provas.
Sabe que eu conheço bem esta realidade, durante o semestre nunca têm dúvidas, não participam, não frequentam as aulas… Assim, as dificuldades aparecem sempre nas vésperas ou durante a prova e, como exemplo disso, o meu telefone não pára de tocar nesses dias.
ESTUDANTE – o que busca o conhecimento
Mas ambos sabemos que há estudantes que, mesmo que tivessem uma semana, nunca iriam conseguir de acabar a prova ( espero que não esteja incluído neste grupo).
Quem não estuda não consegue fazer as provas, seja qual for o tempo dado para a execução das mesmas.
De resto, a associação de estudantes tem seus inícios no Conselho dos Delegados, eleitos e legítimos representantes das turmas. Este Conselho já existe. É melhor canalizar os problemas e as soluções por meio dos delegados. Para vivermos organizados, o Conselho dos Delegados é já suficiente. Este Conselho, no que diz respeito ao valor representativo, não tem nada a invejar à Associação. Para todos os efeitos, a Associação nascerá, mas por mérito dos próprios estudantes, e para isto se está a trabalhar.
" Oferta/Demanda. "
Tal como já diversas vezes falei nas reuniões que tenho feito com os Piagetinos, queremos que a Nossa Universidade Jean Piaget seja a melhor de todas, possivelmente uma demonstração disso mesmo está na criação deste espaço de opinião. Também sabem todos os Piagetinos que o meu gabinete e o do Dr. Bonifácio Tchimboto ( Presidente do C. C. P. ) estão sempre abertos. Com a ajuda de todos tudo faremos para que a UNIPIAGET seja cada vez maior e cada vez melhor e que o nosso lema é:
Eng.º Mário Rui Marques Ferreira
Administrador do Pólo de Benguela
JA ESTÁ DISPONÍVEL A "CAIXINHA DE OPINIÕES"

“CAIXINHA DE OPINIÕES” - PARA O DIÁLOGO QUE SE IMPÕE
Desde princípios de Julho que a Universidade Jean Piaget – Pólo de Benguela colocou à disposição dos estudantes e professores a “ caixinha de opiniões”. Uma caixa do tipo correio, destina a colocação de opiniões, sugestões e/ou reclamações. Ela pode ser encontrada afixada na parede da secretaria.
Para deixar a sua opinião basta escrever em letra legível e expor de maneira simples e clara o seu pensamento. Não é obrigatório colocar a sua identidade.
De acordo com as palavras do nosso administrador, Eng.º. Mário Rui Ferreira a “caixinha de opiniões” é apenas mais um dos vários instrumentos de comunicação e feed back, criados para que administração trabalhe melhor e responda no tempo certo às necessidades da comunidade piagetina.
Para tal, se impõe o diálogo. É neste sentido que estamos a trabalhar contando com a participação de todos
A TUA OPINIÃO CONTA, NÓS CONTAMOS COM ELA!.
PIAGET AVANÇA EM PORTUGAL
Depois de Angola, instituto Piaget arranca em Portugal com a primeira licenciatura Engenharia de Petróleos
Arranca, em Outubro, no ‘campus' de Santo André do Instituto Piaget, a primeira licenciatura portuguesa dedicada à Engenharia de Petróleos. Seis anos depois de ter lançado o mesmo projecto em terras angolanas, e ultrapassadas algumas questões burocráticas, a universidade aposta agora nesta nova oferta em terras de Portugal.
...assim, Benguela entrará no ranking das melhores cidades do mundo

Há já alguns dias que se comenta por aqui, a vinda do presidente Eduardo dos Santos, para inaugurar o mais recente maior orgulho dos benguelenses, quiçá mesmo, dos angolanos. De todos os lados ouvem-se comentários:
“o mais velho parece que vem mesmo esta semana”. Os mais cépticos nutrem uma dúvida, ainda que metódica; “não acho, a ponte vai mesmo ser inaugurada má zé no dia 28 de Agosto”.
Seja uma ou outra posição para mim é irrelevante. O certo é que a cidade está a ficar bonita. Estão a arranjar as estradas, os passeios, os lancis etc. Isto é positivo, isto é bom, isto é que interessa.
Agora se o fazem por causa da visita do chefe de estado ou não é me indiferente. E se assim for (por causa da visita) que o camarada Presidente nos visite mais vezes, pois assim, Benguela entrará no ranking das melhores cidades do mundo em pouco tempo.
sexta-feira, 17 de julho de 2009
Cortesia do Engº Mário Rui
AGORA É MAIS FÁCIL CONTACTAR A SECRETARIA DA PIAGET BENGUELA
quarta-feira, 15 de julho de 2009
OBRAS COM FORÇA:

MAIS 14 SALAS DE AULAS ESTÃO A SER CONSTRUÍDAS
Para fazer face a demanda e com vista a dar maior conforto aos seus estudantes, a direcção da UniPiaget – Pólo de Benguela está a construir mais 14 salas de aulas com capacidade para 90 alunos cada.
As salas são do tipo Pavilhão e serão devidamente equipadas e colocadas a disposição dos alunos no ano lectivo de 2010.
O responsável das obras senhor Mouro disse ao nosso blogue que os trabalhos vão a bom ritmo, sendo que parte considerável desse número de salas fica pronta já em Agosto deste ano.
A nossa redacção deseja bom trabalho aos nossos colegas do Departamento de obras onde o lema é obras com força!
UNIPIAGET PÓLO DE BENGUELA, APOSTADA NA ARBORIZAÇÃO

A universidade Jean Piaget Pólo de Benguela, está preocupada com as alterações climáticas, particularmente o com o aquecimento global. De acordo com às declarações do seu administrador, Eng.º. Mário Rui Ferreira O aquecimento é global mas, as acções devem ser locais.
"Nós procuramos fazer a nossa parte.Plantar árvores é um gesto de solidariedade para com a natureza e para connosco próprios", rematou.
Durante o mês de Junho foram plantadas cerca de duzentas árvores, na sua maioria de fruta e sombra, visando criar uma paisagem pais verde, alegre e acolhedora à universidade, para além, é claro de contribuir para a purificação do ar e redução do aquecimento global.
A campanha decorreu sob o lema “arborizar para viver melhor”.
ATENÇÃO QUEREM MATAR O A LÍNGUA GALEGA
O nosso país é um exemplo de convivência pacífica sem igual. O multilinguismo que reina no território angolano é prova disso. A república da Namíbia pode ser citada também como exemplo, eles estão até mais avançados que nós neste sentido.
Mas, não parece ser assim em todos os lugares do nosso planeta. Lembram-se do Caso GALIZA.
O nosso blogue solidariza-se com a luta dos nossos irmãos em Galiza. Acreditamos que ambas a línguas podem conviver. O espanhol e o Galego. Os falantes de uma e de outra língua são todos irmãos e partilham um mesmo território, história e cultura comuns.
Por isso, transcrevemos abaixo o manifesto de todos que estão a favor da não morte do GALEGO.
Destinatário: Cidadania da Galiza e da comunidade lusófona internacional
Manifesto pela hegemonia social do galego
Manifesto pela hegemonia social do galego
A Galiza vive uma crise da língua própria sem precedentes. À evidente perda do galego na mocidade une-se agora a política das novas elites do Partido Popular governante, decididas a acabar com os tímidos avanços na promoção da língua que o governo bipartido anterior começava a introduzir. Especialmente preocupantes são a eliminação da obrigatoriedade de demonstrar conhecimento de galego escrito para o acesso à função pública (isto é, as trabalhadoras e trabalhadores ao serviço de todos e de todas), e a notável discriminação que se avizinha na presença do galego no sistema educativo público (isto é, colectivo). O Partido Popular, sob a demagogia da "liberdade linguística", parece decidido a instituir o golpe de graça legislativo e político que impossibilite a recuperação da transmissão, dos usos e do prestígio da língua da Galiza. Que, por políticas dirigidas, num breve período histórico praticamente um povo inteiro deixe de transmitir e de utilizar o seu idioma como forma de conduta diária constitui um linguicídio em toda a ordem, que vulnera frontalmente os direitos humanos e cívicos colectivos. Mas a situação não é apenas fruto dum plano improvisado do PP à luz duma contingente vitória eleitoral: é também resultado duma prática de décadas em que a classe política dirigente da Galiza se demitiu da sua responsabilidade histórica de contribuir para a necessária hegemonia social do galego como língua de relações sociais, de referência identitária, e de avanço cultural e material. Como em qualquer sociedade, só esta hegemonia do próprio poderá produzir a integração social num espaço comunicacional comum no nível local, nacional e internacional, imprescindível para imaginarmos e portanto construirmos uma ordem de verdadeira igualdade num âmbito de decisão verdadeiramente soberano. Nós, as pessoas e colectivos abaixo assinantes, DENUNCIAMOS o plano ultraliberal do Partido Popular e dos poderes económicos e mediáticos dominantes para manterem a língua (isto é, a conduta visível de milhões de pessoas) à mercê do darwinismo social, da lei do mais forte económica e mediáticamente, a língua espanhola; RECLAMAMOS dos poderes públicos, sujeitos sempre a renderem contas perante a cidadania, o exercício das suas obrigações para a promoção social e institucional do galego e para a eliminação de qualquer discriminação e obstáculo à sua expansão, consolidação e naturalização como língua nacional própria a todos os efeitos; e CHAMAMOS, na mais firme tradição do galeguismo, a um compromisso comum, horizontal e persistente de toda a cidadania galega pola construção da hegemonia social da nossa língua, a meio da sua transmissão efectiva aos mais novos na vida diária e no ensino, nos seus usos orais e escritos, como o nosso principal instrumento integrador e como o nosso vozeiro internacional no âmbito linguístico e cultural galego-luso-brasileiro de que nunca deixou de fazer parte.
Galiza, julho de 2009
Os Peticionários
terça-feira, 14 de julho de 2009
ESTUDO INTERNO
Sondagem demonstra que a prestação dos professores e da tesouraria devem ser melhoradas
Uma sondagem realizada de Março a Junho de corrente ano, no blogue da UniPiaget revelou que a prestação dos professores e da tesouraria são os pontos mais críticos do funcionamento da UniPiaget – Pólo de Benguela.
Aos inquiridos foi colocada a seguinte pergunta: Qual dos sectores mais gostarias de ver melhorado?
Entre a biblioteca, secretaria, tesouraria e professores, os mais apontados como carecendo de melhorias foram a tesouraria e os docentes com 47% cada, seguindo-se a biblioteca com 33% e 4% reservado a outros.
Os dados recolhidos, pela natureza da amostra, ainda não conferem a validade necessária para generalizações mais extensivas, porém certamente, servirá para alertar os decisores no sentido de prestarem (mais) alguma atenção os sectores fragilizados.
Assim, decidiu-se prorrogar o prazo da sondagem no blogue e iniciar-se uma outra na universidade tão logo o segundo semestre de aula comece.
A TUA OPINIÃO CONTA, NÓS CONTAMOS COM ELA!
Prorrogação do prazo da sondagem
Durante 90 dias, aqui no nosso blogue, os caros ciber visitantes (docentes, discentes e administrativos) tiveram o privilégio de opinar sobre qual dos sectores de serviços da UniPiaget mais gostariam de ver melhorado.
Assim, foi possível registarmos os seguintes dados:
| |
Os serviços da Biblioteca | 7 (33%) |
Os serviços da Tesouraria | 10 (47%) |
A prestação dos Docentes | 10 (47%) |
Outros | 4 (19%) |
Pela pouca representatividade dos mesmos, decidimos prorrogar o prazo por período de mais 60 dias. Se ainda não de votou, faça-o agora. É sua oportunidade de contribuir para uma Piaget mais organizada, eficiente e unida.
Para quem não pode fazer por meio electrónico, poderá faze-lo depositando a sua sugestão na caixa correio que está disponível na secretaria da instituição.
A TUA OPINIÃO CONTA, NÓS CONTAMOS COM ELA!
sábado, 11 de julho de 2009
NOVA PÁGINA
SUGESTÕES DE LAZER
Caro leitor,
Esta é uma nova página que criamos simultaneamente no nosso jornal mural na universidade e no blogue na internet. Contamos apresentar aqui, em cada edição algumas sugestões para passares o teu tempo vago em casa ou noutro lugar qualquer.
A maneira como passamos o nosso tempo livre diz muito sobre aquilo que somos. Cá vão algumas dicas para fazeres nos teus tempos livres.
Literatura
Aconselhamos veemente a leitura na íntegra do romance do psiquiatra brasileiro Augusto Cury. O Futuro da humanidade, neste livro o autor nos faz reflectir sobre a maneira que a sociedade, de uma forma generalista, encara cada indivíduo. Embora esteja havendo evolução tecnocientífica, a medicina esteja a cada dia mais preparada com novos recursos e fármacos, o ser humano está correndo o caminho inverso da evolução; enquanto os bens de consumo, automóveis, a engenharia, entre outros que facilitam a vida nossa, estão a cada dia mais modernos, o ser humano está cada vez mais voltando seus pensamentos para tudo aquilo que lhe alimenta o seu lado pessoal e apenas dando importância ao que lhe satisfaz, fazendo com que seu lado humano seja “robotizado”; a cada dia volta-se para os objectos, coisas e prazeres mundanos, esquecendo-se da parte emocional do seu “eu”.
Os alunos de enfermagem e psicologia não deve deixar de ler, é interessantíssimo
Boa leitura para tidos!
Cinema
Amistad é um dos mais famosos filmes sobre um exercício bem sucedido de transformar histórias verídicas em boas e autênticas longas para o cinema. O elenco deste filme é de luxo, com Morgan Freeman, Anthony Hopkins, Nigel Hawthorne, Djimon Hounsou, Matthew McConaughey multipremiados actores de Hollywood
A história remonta ao ano de 1839 e é baseada em factos verídicos que ocorreram a bordo do navio homónimo deste filme. Amistad relata a luta de um grupo de escravos africanos em território americano, desde a sua revolta até ao seu julgamento e libertação.
Através desta trama de forte conteúdo emocional, é possível conhecer as condições de captura e transporte de escravos africanos para os trabalhos na América do Norte, a máquina jurídica americana de meados do século XIX e o germe das primeiras medidas para a abolição da escravatura naquele território.
Musica
Apontamos “Ex-combatentes” do musico angolano Paulo Flores. Este é provavelmente um dos seus discos (lançadas depois dos anos 90) que menos se comentou. Ou , talvez venha a ser comentado muito tarde, porém o que demonstra na nossa opinião um alto grau de execução musical e preocupação com outras rítmicas e sonoridades. O disco é triplo e trás os títulos “Viagem”, “Sembas” e “Ilhas”. Entre danças, reflexões e lembranças o autor nos convida a conhecer Cabo Verde, a pensar o panafricanismo, as tensões militares e experimentar a nostalgia como uma terapia para alma.
F A M O S O S
Ronaldo agride fã de 17 anos em Lisboa
Uma jovem menor apanhou Cristiano Ronaldo no Parque das Nações, em Lisboa, e decidiu filmá-lo na via pública. O jogador português enfureceu-se, correu em direcção ao carro da fã e deu um pontapé no vidro, ferindo-a.
Sara Pardal queria apenas um autógrafo do melhor jogador do mundo e acabou a noite no hospital. Depois de uma tentativa falhada de encontrar Elton John no Hotel Ritz, a rapariga de 17 anos passeava, esta segunda-feira à noite, no Parque das Nações à procura de Cristiano Ronaldo, uma vez que este possui uma loja e uma casa na zona, e acabou por encontrá-lo na Av. D. João II, por volta das 21 horas.
Uma vez que é «fã dele», não resistiu a filmá-lo na via pública, como refere a edição de hoje do Correio da Manhã, o que provocou a ira do jogador do Real Madrid.
Pela descrição do jornal, Ronaldo saiu do seu Ferrari, onde também estava a mãe Dolores, dirigiu-se a correr em direcção da viatura onde estava Sara e o amigo condutor e pontapeou o vidro, partindo-o, sem dar hipóteses à jovem de se explicar. A menor ficou ferida, atingida pelos estilhaços.
O acompanhante da vítima levou-a directamente para o Hospital de São José, onde foi assistida anteontem à noite. Após o tratamento médico, Sara foi apresentar queixa na esquadra dos Olivais, onde descreveu a agressão aos agentes da PSP.
Além do testemunho do amigo, o CM avança que a rapariga tem outra prova do alegado crime de ofensa à integridade física e dano: gravou tudo desde que Ronaldo a viu até ao pontapé desferido no vidro.
Cristiano, caso provada a agressão, fica sujeito a um procedimento criminal do Ministério Público, bem como um processo cível.
Sara Pardal, que completa 18 anos em Dezembro, pode exigir uma indemnização por danos físicos e psicológicos.
Até ao momento não há mais detalhes sobre o documento, não tendo sido ainda disponibilizada uma cópia do testamento do cantor, falecido quinta-feira.
O testamento foi encontrado um dia depois de a família de Michael Jackson ter afirmado no tribunal que acreditava que o cantor tinha falecido sem fazer um testamento válido.
O documento, caso seja válido, pode complicar o pedido de Katherine Jackson, mãe do rei da 'pop', para assumir a administração dos bens do filho.
Um testamento, regra geral, nomeia um responsável e, caso ele seja legalmente válido, iria sobrepor-se à petição de Katherine Jackson, explicou John Novogrod, advogado.
Alterações climáticas
Paris e Londres querem que G8 fixe "objectivos a médio prazo" contra fenómeno
Paris (Lusa) - O Presidente francês e o primeiro-ministro britânico anunciaram hoje que vão levar uma posição comum sobre o clima à cimeira dos líderes do G8 desta semana na Itália, que prevê a fixação de objectivos contra as alterações climáticas.
O Presidente francês, Nicolas Sarkozy, e o primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, anunciaram que vão pedir "objectivos a médio prazo" para reforçar a luta contra as alterações climáticas na reunião do G8 (os sete países mais industrializados e a Rússia), que quarta-feira começa em L'Aquila, Itália.
Falando num entrevista colectiva no final do encontro bilateral de hoje na cidade francesa de Evian, Nicolas Sarkozy salientou a importância de fixar tais objectivos para garantir a credibilidade das medidas a serem adoptadas a nível internacional nesta matéria.
"Vamos trabalhar juntos" na questão, garantiu o Presidente francês, lembrando que este ano é decisivo" para fazer frente ao fenómeno.
As alterações climáticas estarão em destaque no segundo dia de trabalhos, quinta-feira, tendo os líderes do G8 em vista impulsionar um novo acordo global pós-Quioto, que deverá ser carimbado durante a cimeira de Copenhaga, no próximo mês de Dezembro.
Os oito países mais industrializados totalizam 13 por cento da população mundial e são responsáveis por 40 por cento das emissões de gases com efeito de estufa.
A crise da economia mundial, a reforma do sistema financeiro e a situação no Irão são outras questões centrais da cimeira do Grupo dos Oito.
segunda-feira, 6 de julho de 2009
Fim do primeiro semestre está próximo
Os corredores da escola estão quase sem movimentos algum. O que constitui um bom sinal. Indica que poucos alunos não eliminaram as cadeiras semestrais.
Enquanto isto, há muito trabalho pela frente. Direcção, professores e alunos devem redrobar esforços para que o comboio chegue seguro ao destino.
Bom trabalho a todos.
Noticias comentadas soltas
"O problema da vigilância sísmica é outras das missões do ministério, pois, como sabem, o país tem tido abalos sísmicos e temos de ter uma rede capaz de detectar antes dos humanos estas ocorrências", salientou.
Fonte(angolapress)
Comentário Foi com muita tristeza e certa mágoa que me apercebi de que o "corte" no OGE, também afectou os projectos do ministério das telecomunicações. A rede de correios está agora, depois de um longo período de esquecimento, a merecer uma atenção das autoridades. O ministro Teta tem falado à impressa dos inúmeros projectos do sector que dirige. Todos nós, particularmente preocupado com as telecomunicações, esperávamos maiores investimentos para este exercício económico. Não foi o caso. Ficaremos a aguardar.Camponeses do Bocoio apostam na agricultura moderna e extensiva
Arquivo de Notícias
-
▼
2009
(102)
-
▼
julho
(18)
- POETA SEXORCISTA FALA DE AMOR MAS, SEM SUCESSO...
- Engº Mário Rui Marques Ferreira , responde à...
- JA ESTÁ DISPONÍVEL A "CAIXINHA DE OPINIÕES"
- PIAGET AVANÇA EM PORTUGAL
- ...assim, Benguela entrará no ranking das melhores...
- Cortesia do Engº Mário Rui
- AGORA É MAIS FÁCIL CONTACTAR A SECRETARIA DA PIAGE...
- OBRAS COM FORÇA:
- UNIPIAGET PÓLO DE BENGUELA, APOSTADA NA ARBORIZAÇÃO
- ATENÇÃO QUEREM MATAR O A LÍNGUA GALEGA
- ESTUDO INTERNO
- Prorrogação do prazo da sondagem
- NOVA PÁGINA
- F A M O S O S
- Alterações climáticas
- Fim do primeiro semestre está próximo
- Noticias comentadas soltas
- Camponeses do Bocoio apostam na agricultura modern...
-
▼
julho
(18)