No passado dia 03 de Março, decorreram nas instalações da Unipiaget Benguela as I Jornadas Pedagógicas da Unipiaget Benguela, com o Sub-tema "Inovar no Ensino Universitário".
Pela primeira vez, e planeia-se que não pela última, a Universidade Jean Piaget Benguela, organizou um evento exclusivamente dedicado e pensado por e para Docentes Universitário. E este é o primeiro passo de uma longa caminhada...
Contamos com a presença do Professor Doutor Manuel Kalembo, que acabou de regressar da Alemanha após a finalização do seu Doutoramento e nos deu a honra, de fazer a sua primeira comunicação em eventos científicos após o seu regresso. Foi com muita atenção e alguns risos, que os docentes viram as suas ideias expostas plenamente pelo Prof. Manuel Kalembo, que realçava o seu discurso com pequenas histórias, fábulas e metáforas.
De seguida, tivemos o prazer de ouvir a Mestre Lídia Silva que, depois de percorrer o mundo, tendo trabalhado na Bulgária, em Portugal, em Angola, em Moçambique e agora, de novo, em Angola, partilhou connosco algumas abordagens INOVADORAS que podem e devem ser adaptadas ao ensino universitário como, a Tutoria, a Mentoria, as NTIC's, a utilização de métodos activos (casos práticos, Problem-based Learning, etc.) como oposição aos métodos passivos, nomeadamente as clássicas aulas expositivas.
Após um almoço, oferecido pela Universidade Jean Piaget a todos os docentes, a sessão da tarde foi reservada exclusivamente às práticas internas, ou seja, a aspectos técnico-pedagógicos de funcionamento da Universidade e a sessão foi dinamizada pela Dra. Joana Simplício.
A última iniciativa passou pela Oferta de um CD Técnico-Pedagógico a todos os Docentes, cujo número se aproxima a passos largos das duas centenas! O CD foi criado exclusivamente para docentes e Coordenadores e contem todo o material necessário para o exercicio da docência na Universidade.
Enquanto que a Sessão de Abertura foi realizada pela Vice-Reitor Prof. Dr. Bonifácio Tchimboto, coube ao Administrador do Pólo, Eng. Mário Rui Ferreira, fechar esta iniciativa, demarcando e relembrando mais uma vez, que o ano de 2011 foi eleito como sendo o "ANO DA QUALIDADE" na Universidade Jean Piaget.
E, realmente, essa QUALIDADE, que já existia, mas que se torna agora profundamente intencional, operacionalizada e consciente, inaugura hoje com esta iniciativa.
A mensagem principal deste evento foi, sem dúvida, que os “professores tradicionais” (e todos sabemos o que se quer dizer quando se diz isto!) estão mesmo a acabar! O professor que, do seu pedestal, dita conteúdos que julga serem infalíveis está condenado à extinção.
A teoria da selecção natural de Charles Darwin demorou quase 100 anos a ser aceite pela comunidade científica, porém, actualmente, todos sabemos que apenas sobrevivem os mais ágeis e os mais adaptados e, logo, com maior probabilidade de sucesso.
O professor de sucesso é o que é ouvinte e não só falante, é o que coloca os estudantes a contactar directamente com coisas e ideias em vez de impor as suas e é, acima de tudo, o que “só sabe que nada sabe”…
Em próximos anos, o objectivo principal da Universidade com estas Jornadas, é partir para iniciativas cada vez mais práticas e, de preferência, dinamizadas em pequenos grupos (por exemplos, Workshops) direccionados para os docentes mas organizados por áreas opcionais ao longo dos vários dias do evento.
No entanto, perseguindo a lógica participativa que a Unipiaget sempre tenta seguir, aceitam-se sugestões para as II Jornadas Pedagógicas da Unipiaget Benguela, a decorrerem em Março de 2012.
Fotografias das I Jornadas Pedagógicas da Unipiaget Benguela
Sem comentários:
Enviar um comentário
A sua opinião conta e nós contamos com ela.