Os nossos estudantes tiveram a oportunidade de participar numa tertúlia informal, que resultou numa verdadeira aula magistral, com uma figura de referência da área da Justiça e do Direito, o Juiz Presidente do Tribunal Provincial de Benguela.
O meritíssimo juiz Cristino Molares de Abril e Silva, numa tertúlia de cerca de 3 horas, partilhou o seu saber e experiência com os estudantes do Curso de Direito sobre assuntos ligados à administração da justiça, com destaque para o funcionamento do tribunal, o papel do advogado e do juiz.
A sala CR/C1 encheu-se de estudantes ávidos de saber que souberam aproveitar a oportunidade única de estabelecer uma verdadeira tertúlia com o ilustre prelector, meritíssimo juiz Cristino Silva.
O prelector, servindo-se de uma linguagem livre de jargões mas, sem perder o necessário rigor, assumiu um tom coloquial numa verdadeira aula magistral de Direito. Todos os que estiveram presentes aprenderam algo de novo.
É o caso do estudante do 4º ano de Direito, Viriato Albino que se mostrou satisfeito pela brilhante aula dada pelo Juiz. “ Já conhecia o juiz, assim de longe mas, nunca pensei que fosse assim tão simples e cordial.” Deu para revisar muitas matérias do fórum penal e cível”, concluiu.
O momento de perguntas e resposta foi bastante acalorado e participativo.
Os estudantes aproveitaram o momento para lançarem as suas questões, já que não são todos dias que surgem oportunidades deste género.
A actividade foi promovida pelo Gabinete de Actividades Extra-curriculares por orientação do Administrador da UniPiaget Pólo de Benguela Eng.º. Mário Rui e enquadra-se no Ciclo de Conversas sobre o Direito e a Justiça.
Ainda enquadrada nesta actividade, prosseguiu no sábado (25.09) no anfiteatro 2, a exibição do filme “A Raiz do Medo”, protagonizado por Richard Gere. O visionamento deste filme concluiu com uma reflexão sobre o sistema penal norte-americano, orientado por um breve comentário pelo professor de Direito Penal Dr. Hermínio.
No final do evento, o Eng.º Mário Rui declarou à nossa reportagem que iniciativas como estas irão prosseguir. "Estamos certos de que é preciso fazer mais pelos nossos estudantes. Temos responsabilidades acrescidas diante da nação. Hoje os nossos estudantes tiveram a oportunidade de participar numa tertúlia informal que resultou numa verdadeira aula magistral, com uma figura de referência da área da Justiça e do Direito, o Juiz Presidente do Tribunal Provincial de Benguela. São acções deste género que contribuem para um ensino eficaz e efectivo dos nossos estudantes, o objectivo primordial que a Piaget procura alcançar " rematou aquele responsável.
Outros dois filmes serão exibidos nos próximos dias, seguidos de uma conversa e reflexão. Estes serão realizados até ao fim deste ciclo de conversas sobre “O Direito e a Justiça”.
O CICLO DE CONVERSAS E O CINE DAY
SÃO DUAS OUTRAS FORMAS DE APRENDER NA PIAGET
-------------------------------------------------------
RESPEITO, QUALIDADE, HONESTIDADE E TRABALHO
Todas as 5ª Feira – às 16H30 – Na Rádio Morena Comercial
PROGRAMA “ECOS DO PIAGET” – TUDO SOBRE A TUA UNIVERSIDADE
www.universidadepiagetbenguela.blogspot.com
falecompiagetbenguela@gmail.com
Sem comentários:
Enviar um comentário
A sua opinião conta e nós contamos com ela.