terça-feira, 23 de março de 2010

OS MEUS 900 KWANZAS

Por .:
Tchiplica Eduardo
Acordei bem disposto, e tinha um objectivo por cumprir nesse dia . Confesso que me cansei de ouvir tanta publicidade “faça o testes  de HIV”, todos somos seropositivos ate provar o contrario “ enfim tantas bocas não parei mais, corre voluntariamente e  imediatamente ao local publico destinada a testagem do HIV-SIDA, para matar a minha inquietante “situação” ( o meu estado sorológico).Encontrei uma fila enorme grávidas, senhores e bebes. Pensei, estou no banco !? pois è o centro dos “engarrafamentos” de pessoas .Não  sabia quais eram os requisitos para o atendimento? Dirigi-me a uma funcionaria e  disse-lhe que era voluntário e desejava fazer o teste de Hiv-sida.Ela no tom de arrogante disse-me:
-“ Aqui não há  voluntario ,o atendimento é por ordem de chegada,recebe uma ficha e aguarda  a chamada .E a essa hora já não e possível só amanha.”
Sai da  e observei a  enorme multidão que deixava e na tamanha desorganização .Perguntei-me porque que não se cria uma fila de voluntários pois uma boa parte das  pessoas fazem-no(teste) por recomendação medica.  Pensei comigo mesmo tanta publicidade pra nada . todavia isto não matou o meu doce desejo de saber do meu estado sorológico.
 Dirige-me algumas clinicas não havia material para o efeito, que disparate? Perguntei o que fazem as ONG`s da luta contra HIV-SIDA ,parei no canto da cidade desesperado e completamente “louco” tanto bla,bla e no terreno nada queria “denunciá-los” por publicidade enganosa. Fui então que  entrei sem dar por mim, numa clinica ,informei ao enfermeiro o” meu sonho”
-“Disse-me temos reagentes o teste  são 900 kwanzas.”
Assustei dentro de mim mesmo, não podia “expulsar” a minha admiração pelo preço. E tirei do meu bolso os “malditos 900 kwanzas “ recebeu-me com jubilo fez-me o teste entregou-me o resultado na hora, que eficácia! Pedi-lhe que me explica-se e ele disse-me:
-“ Não tens nada .”
 Não fiquei alegre, pensei nas voltas que passei antes de Cá vir e quantos não teriam a santa paciência para um teste voluntário?Repensei e trago algumas sugestões e  inquietações, primeiro reconhecer o empenho das aqueles que “dão o litro” para redução da doença , muito obrigado.Porque as ONG não fazem parceria(entregando reagentes, camisinhas etc.,) com as clínicas? Quantas pessoas no meu  país.  Conseguiriam pagar 900 kwanzas? Porque  que o combate e tão intensivo em “luandense”? Outras  províncias a meio gás? ,o porque que o sida só aumenta e não diminui? Os cotas com muito dinheiro distribuem a doença “gratuitamente” aliciando?não sai nada,O que se diz do sida? As pessoas que auto apresentam ,como doentes  são na maioria pobres ?quando chegar o dia um de Dezembro , as festas , palestras, os discursos enfim serão musicas a ouvir?

Sem comentários:

Enviar um comentário

A sua opinião conta e nós contamos com ela.

Arquivo de Notícias