segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Académico defende criação de instituição que avalie a qualidade das universidades

fonte: Angola24


O reitor da Universidade Jean Piaget, Pedro Peterson, defendeu a necessidade da criação de uma instituição que avalie o nível de qualidade das universidades angolanas, por, actualmente, ser difícil saber qual é a melhor instituição superior no país.
Em declarações ao Jornal de Angola, o académico sustentou que o ensino de qualidade é aquele que proporciona boa formação aos alunos, que corresponde aos desafios imediatos do presente e do futuro de uma sociedade e preserva o desenvolvimento das potencialidades do aluno.
Pedro Peterson, que falava ao Jornal de Angola à margem da cerimónia de entrega de diplomas a 311 novos licenciados, informou que, desde a sua existência, em 2000, a Universidade Jean Piaget colocou no mercado de trabalho mais de mil técnicos superiores.

De acordo com o gestor escolar, o plano de desenvolvimento da Universidade Jean Piaget con­templa a inclusão de cursos de mestrado e de outras licenciaturas. Os licenciados que receberam os seus diplomas fizeram os cursos de SaÚde, de Ciências Sociais e Humanas, de Engenharia e de Línguas.  
A inclusão de cursos de mestrado, de acordo com Pedro Peterson, está condicionada a uma autorização do Ministério da Educação. O reitor da Universidade Jean Piaget referiu que o estabelecimento de ensino superior tem parcerias com empresas, facto que facilita a muitos alunos o primeiro emprego. O reitor da Universidade Jean Piaget defendeu, ainda, a necessidade dos finalistas do curso de medicina encontrarem emprego antes da conclusão da formação.


O académico sublinhou que esta situação tem sido acautelada, já que, antes de começarem a trabalhar, são submetidos a um período de estágio, promovido pela própria instituição.



Aumento de cursos

Além do curso de medicina, disse, a universidade prima por conciliar a formação teórica com a prática, daí que existam indicadores que apontam que os alunos formados na instituição têm qualidade e êxito na sua vida profissional.A universidade Jean Piaget abriu as portas com oito cursos e hoje tem 16. O reitor Pedro Peterson referiu que, apesar do franco crescimento e organizacional da instituição, os resultados ainda não são satisfatórios. “Em termos de qualidade, não podemos fazer comparação com as outras universidades, porque a qualidade é um conceito relativo, onde muitos factores concorrem para chegar a este palmar”, reconheceu Pedro Peterson.

O reitor anunciou que a Universidade Jean Piaget tem sido parceira do Instituto Nacional de Bolsas de Estudos (INAB) na disponibilização de vagas para candidatos a bolsas de estudo, a maior parte das quais patrocinadas pela Chevron, Odebrecht e por alguns hospitais de Luanda. 
A universidade, que existe desde 2000, tem em Luanda, na zona de Viana, um campus universitário e possui também instalações em Benguela.

Em Luanda, em termos de estruturas, a Universidade Jean Piaget está bem equipada e ocupa um espaço de 25 hectares, a maioria dos quais ocupada pela área pedagógica, onde os estudantes têm acesso a laboratórios para quase todos os cursos.

O corpo docente é composto por 295 professores, 50 dos quais são doutorados. 
A instituição matriculou para o ano lectivo deste ano, aberto há dias, 9.000 estudantes. Os cursos mais concorridos são os de SaÚde, de Economia e Direito.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A sua opinião conta e nós contamos com ela.

Arquivo de Notícias