terça-feira, 27 de novembro de 2012

Conferência: Empreendedorismo em Angola



Discurso de Abertura proferido pelo Representante do Instituto Superior Politécnico Jean Piaget de Benguela, Eng.º Mário Rui Ferreira



Bom dia a todos.

Foi com muito prazer que recebi o convite da “Proa” para abrir esta conferência, até porque, é um tema que me é bastante querido, mais á frente perceberão o motivo.

Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projecto (técnico, científico, empresarial). Tem origem no termo empreender, que significa realizar, fazer ou executar.

O crescimento do empreendedorismo em Angola, irá permitir o crescimento de novos negócios e inovadores, contribuindo assim para reduzir a dependência do país relativamente ao petróleo e mantendo as mais elevadas taxas de crescimento a nível mundial.

O Empreendedorismo é o principal factor promotor do desenvolvimento económico e social de um país. Identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em negócio lucrativo. Esse é o papel do empreendedor.

Ser empreendedor é voar, quando uma pessoa se lança ao desafio de criar um negócio próprio ele está literalmente ganhando asas.

Empreendedores são antes de tudo, pessoas que tem a capacidade de enxergar o invisível. A isso, aplica-se a máxima: Empreendedores possuem visão.

Constata-se que a função da universidade quanto ao seu relacionamento com a sociedade suscita posições polémicas e antagónicas. No que concerne à produção de conhecimento, constata-se que o tratamento da actividade científica direcciona-se ora para o desenvolvimento técnico dos diversos sectores produtivos simplesmente, ora para o progresso colectivo da humanidade.

Outra posição de conflito está no próprio papel da educação superior, isto é, se deve estar voltada para a preparação de indivíduos para o exercício de tarefas profissionais, determinadas pelas políticas de desenvolvimento, ou para a formação do homem para a vida social, dando-lhe condições de responder às necessidades da sociedade.

Observou-se que a universidade deve estar atenta às mudanças do mercado, cumprindo o seu papel de desenvolvimento da sociedade,dando oportunidade á capacidade de criar novas tecnologias e alternativas, sem contudo recair no tecnicismo empresarial.

Considerando que a universidade moderna é o espaço do aprender a aprender, também deve proporcionar ao académico uma visão multidisciplinar desenvolvendo o espírito crítico, habilidades de abstracção e inovação.

Espera-se que as questões levantadas nesta conferência sirvam para fomentar o debate acerca do tema, universidade empreendedora, como também, para serem utilizadas pelos gerentes públicos e privados, direccionando suas acções para a criação de gestões inovadoras e parcerias constantes e duradouras, viabilizando novos desafios dentro das universidades e das empresas, quanto ao desenvolvimento de novas tecnologias, produtos e serviços para a sociedade em geral.
O Decreto-lei 168/12 de 24 de Julho vem transformar o nosso antigo pólo de Benguela da Universidade Jean Piaget de Angola em Instituto Superior Politécnico Jean Piaget de Benguela.

Poder-se-ia perguntar, mas foi a nossa academia reduzida das suas qualidades universitárias?
NÃO.

Poderemos ver agora a principal diferença entre Universidade e Instituto Superior Politécnico:

- Ensino Universitário: formação superior orientada para as formações científicas sólidas, com acções de formação aliadas à investigação, sendo ministrado nas Universidades e Academias.

- Ensino Politécnico: formação superior vocacionada para formações técnicas avançadas, orientadas profissionalmente, ou seja para a vida prática, sendo ministrado nas Escolas Superiores ou Institutos Superiores.

Vemos então o Estado preocupado com a formação técnica, profissional ou prática a nível do Ensino Superior.

Logo, meus senhores, está na hora de todos nós arregaçarmos as mangas, deitarmos mãos ao trabalho e não ficar à espera que os outros pensem por nós.
Aproveito a oportunidade para informar que no decorrer deste ano esteve em elaboração os estatutos do concurso para projectos “ Desenvolvimento e Empreendedorismo Social ISP Jean Piaget “, que visa, estimular a cidadania activa e voluntária da comunidade universitária, promovendo a participação cívica e a formação dos estudantes/cidadãos, para que compreendam os seus deveres perante a sociedade e, bem assim, aliar ao empreendedorismo social a emancipação económica através de iniciativas sociais, para inspirar a mudança.

Projecto este proposto por mim, já aprovado em Conselho Cientifico e que será lançado a toda a comunidade Piagetina em 2013.

Ser EMPREENDEDOR é fazer…
é não ter medo de errar, aprendendo com os próprios erros.

BOM TRABALHO
E BEM HAJAM

21 de Novembro, 2012
Eng.º Mário Rui Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário

A sua opinião conta e nós contamos com ela.

Arquivo de Notícias