terça-feira, 3 de novembro de 2009

A RESPOSTA

A CO-RESPONSABILIZAÇÃO
Por Chipilca Eduardo
Ao meu Caríssimo Bangula
Li atentamente a proposta de discussão o grande artigo de Bangula intitulado co-responsabilidade. Bangula é meu kamba de a longa data, no mundo das letras, antes que me esqueça como anda a brigada jovem de literatura em Benguela? Concordo de facto com alguma das suas opiniões francas e frontais, confesso que reli muitas vezes todavia quero ajuda-lo a reflectir comigo algumas suas omissões. Desde já, digo-lhe que faço com imbuído do espírito de independência e imparcialidade. Eis os meus “pobres” pensamentos. - Qual é conceito de estudante? Qual é o contributo de cada um? Como alguns chegaram até a universidade? Porque que não se tem cultura do debate, ler, ouvir e assistir noticiários? Meu caríssimo Bangula, trata-se de valores que se cultivam, não se impõem. Muitos destes alunos não os têm mas, deviam e isto é grave! Sabes que os exemplos que temos de ascensão de cargos públicos e de grandes empresas em Angola (com a devida vénia aos melhores) não têm sido lá grandes contributos ao estímulo da excelência e competência profissionais. A” cunhagem”(as facilidades e a cor partidária) ao meu ver contribuem e de que maneira aos desprezos pelo estudo e o desleixo, nome da família garante bom emprego, ,bolsa (já agora leste os requisitos para um bolsa interna? Quanto as bolsas externas ,vão os melhores? Diga-me quais são os requisitos ?) O mercado nunca será selectivo em Angola, enquanto a competência for posta de parte. Quantas organizações de festas e concursos de misss existem? Qual é aderência? Se for tanta, porque que não acontecem nos eventos verdadeiramente educativos? Quantas festas se realizam em cada fim-de-semana em Angola? Ninguém sabe os motivos? Quantos aos governantes é preciso um estudo profundo sobre estes males, pois por excelência são pessoas de idóneas. Reinam a onda do deixa a vida me levar. Um apelo aos verdadeiros cidadãos deste país analise enquanto existirem práticas desonestas e a promoção amorosa baseadas no compadrio e outros facilitismos. Existe um politica seria de ensino em Angola? Meu caro Bangula, a dado momento no seu artigo, falastes de uma semana científica que nas entrelinhas percebi que seria um fiasco! Não concordo. Diz um provérbio chinês que, uma grande viagem começa com um passo. É preciso que cada um de nós dê este passo, pois é isto que nos fará diferentes. Foi apenas para abrir o apetite, não para criar fogo cruzado. Fico por aqui... o poeta que não é poeta.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A sua opinião conta e nós contamos com ela.

Arquivo de Notícias