segunda-feira, 16 de agosto de 2010

NA DEFESA DOS VALORES DA PIAGET

A Ordem de Ciência e Ética (OCE) propõe-se a acabar com a cábula.

Não faz muito tempo que recebi em meu gabinete uma estudante e, depois desta, dois outros estudantes. Conhecendo eu a seriedade de estudo dos meus visitantes, propus abrir um combate ético contra a fraude académica. Numa palavra, propus formar na UniPiaget uma frente comum (estudantes, professores e direcção) para lutar contra as desonestidades de alguns universitários (docentes e discentes), práticas tipificadas principalmente no uso de cábulas e no abuso do silêncio durante as avaliações escritas. Sabendo nós que a cábula é uma prática ignóbil, mas infelizmente existente e real, decidimos buscar juntos caminhos para combatê-la. E, para isso, queremos partir não apenas da rigorosa observação dos professores vigilantes, mas, sobretudo, da consciencialização dos próprios estudantes sobre os inconvenientes da prática.

A UniPiaget quer, sim, passar aos seus estudantes conceitos e técnicas científicas. A UniPiaget, antes de passar informações, busca, porém, formar o homem, e formá-lo integralmente. É da vocação do Instituto Piaget oferecer uma formação, antes de mais, humana, na esteira do humanismo cristão.

Pode uma casa de formação como a nossa orgulhar-se de pôr no mercado de trabalho centenas de engenheiros, quando sabe que serão todos corruptos? Pode uma casa de formação felicitar-se, quando sabe que estão a crescer debaixo de seus tectos advogados fraudulentos e economistas compráveis a custa de gasosas? Pode uma casa como esta congratular-se com o propor à magistratura profissionais mesquinhos, procuradores e juízes que aceitam subornos para condenar o inocente? Que prazer terá uma universidade que se preza como a nossa em meter no mercado uma chusma de políticos sem escrúpulos, interessados mais em delapidar o erário público que em curar o bem comum?

O recurso à cábula é um sinal premonitor de que estamos diante de um futuro dirigente fraudulento. Nós acreditamos, todavia, que a situação pode ser invertida graças à ajuda que os próprios estudantes podem dar uns aos outros. Na verdade, já temos cerca de uma dezena de inscritos na Ordem de Ciência e Ética. E penso que dentro de mais alguns dias teremos mais aderentes.

Quem são os que se inscrevem na Ordem de Ciência e Ética? Todos aqueles que acreditam na verdade que vence a mentira, na justiça que destrói a opressão, na transparência que se sobrepõe à corrupção. O membro da Ordem tem de renunciar, em consciência, a todos os recursos desonestos como meios para buscar subidas notas nas avaliações. O membro da causa, por outro lado, trabalhará também para que os seus colegas sejam conduzidos à luz da verdade. E nenhum membro da Ordem estará feliz e descansado enquanto na universidade houver cabuleiros. De resto, a Ordem começa na UniPiaget, mas propõe a continuar para o largo da vida profissional amanhã.

Entendo, pois, que o uso da cábula na UniPiaget tem os dias contados, não tanto pelas rigorosas medidas disciplinares que vão entrar em vigor nesta fase final de avaliações, mas sobretudo pelo porte ético que a Ordem de Ciência e Ética acabará por impor em toda comunidade estudantil.

                                                                                                                                  Pe. Tchimboto, PhD

Sem comentários:

Enviar um comentário

A sua opinião conta e nós contamos com ela.

Arquivo de Notícias