segunda-feira, 15 de novembro de 2010

CAMPUS UNIVERSITÁRO DE BENGUELA

 GANHA SALA DE PRÁTICAS DE DIREITO



O Campus Universitário da Piaget em Benguela conta,  desde quarta-feira 10 de Novembro, com uma sala, "tribunal" para a realização de práticas de direito. O espaço visa suprir a carência até então registada de espaços para licenciandos em direito poderem exercitar os seus conhecimentos em ambientes reais ou simulados. 


De acordo com Mário Rui Ferreira, administrador do Campus de Benguela quando discursava na cerimonia, "a sala irá não só atender aos nossos estudantes como a toda comunidade jurídica da província. Esta é, protanto uma sala da província de Benguela e não apenas da Piaget, podendo outros agentes se servirem delas sempre que necessitarem quer para exercícios (simulações de julgamentos) quer para julgamentos reais, desde que tal não implique a presença de forças policiais ou paramilitares no recinto escolar".


Aquele responsável referiu ainda que, com a inaguração da Sala de Práticas de Direito, a instituição que dirige dá um passo decisivo e inequívoco no cumprimento cabal de uma das suas atribuições cruciais: A investigação social e abertura para as comunidades. Assim, a Piaget pretende por meio do G.I.S - Gabinete de Investigação Social  aproximar-se cada vez mais das comunidades para conjutamente identifacar os seus problemas solidariamente os resolver.



Poderão utilizar a Sala de Práticas de Direito os estudantes que frequentem o 4º e 5º anos. De recordar que uma parte considerável destes, já está enquadrado no Plano de Práticas junto dos tribunais da província, onde exercem o papel de defensor oficiosos e outros de acessoria juridica.

No seio dos principais e directois beneficiarios da infraestrutura,  os estudantes, as reacções não se fizeram esperar. Cládio Inocêncio do 4º ano, disse a nossa reportagem estar de muito contente com a inaguração pois assim, não precisará abandonar o Campus Universitário para ter aulas práticas o que facilitará imenso a sua vida, uma vez que vive fora de Benguela.

A inaguração foi feita na presença de distintas personalidades, da política, justiça e governo local, e  esteve enquadrada nos festejos do 35º Aniversário da Independência Nacional. 
O corte da fita coube ao Dr. Joaquim Pinheiro, Director Provincial da Cultura que representou no acto Sua Excelência Armando da Cruz Neto, governador provincial.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A sua opinião conta e nós contamos com ela.

Arquivo de Notícias