quarta-feira, 18 de abril de 2012

Estagiários de Enfermagem são notícia na comunicação social de Portugal

(transcrição da notícia publicada em onda livre)

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 Escrito por Lídia Martins_Rádio Onda Livre_(CIR)
 Aumentar a sua qualificação e consolidar novos conhecimentos para depois implementarem na sua região e contribuírem assim para um maior desenvolvimento de Angola.
É com esta finalidade que 16 alunos do curso de Enfermagem do Piaget de Benguela, em Angola, estão em Macedo de Cavaleiros para estagiar. 
Os estudantes angolanos vão iniciar o seu estágio curricular, esta segunda-feira, na Unidade Local de Saúde do Nordeste.
A enfermeira coordenadora, Alice Morais sustenta que estes jovens estão em Portugal através de bolsas de mérito e com o objetivo de à posteriori serem agentes de mudança para o seu país.
“O objetivo é fazerem um estágio que lhes possibilite compreender outras dinâmicas, atividades, experiências e com isso saírem com uma preparação melhor e poderem realmente contribuir para transformar aquele país, e eles de facto querem contribuir para o crescimento do país, para as transformações que se estão a verificar no país, eles próprios tem a noção disso. Deverão ser agentes de mudança numa realidade de mudança. Este estágio contribui para isso porque eles vão contactar com situações em várias valências, como por exemplo, obstetrícia, cirurgia, cuidados paliativos, especialidades médicas e cirúrgicas” explicou a coordenadora Alice Morais.
 Alexandre Comangua, aluno de Benguela sustenta que Portugal e Angola são dois países com realidades distintas, mas acredita que a sua vinda para cá é o primeiro passo para ajudar à mudança e ao melhoramento do seu país.
“Ver muita coisa diferente, é o ponto de vista do fundamento do meio e algumas coisas que nós estamos a captar. Estamos a aprender alguma coisa só em observação. Já tivemos algum contacto com os elementos da escola e também somos já capazes de estabelecer uma área, vejo isso muito legal. É o meu orgulho, não só para mim, acho que para todo o grupo, já estou motivado com a formação, mas já tenho o plano traçado, que é dar o meu contributo lá para o nosso país” revelou o aluno angolano. Acrescentando que “ muita coisa talvez, com a nossa experiencia, poderá mudar, em termos de enfermagem a linguagem é uma. O ponto de vista económico e cultural é diferente, mas quem sabe, estamos a caminhar pouco a pouco para conseguirmos essa mudança.”
 Domingos Fernando, também é aluno do 4º ano de Enfermagem de Benguela.
Está em Macedo de Cavaleiros para aumentar a sua formação e o objetivo deste aluno é apenas um.
Apreender novos conhecimentos e contribuir com eles para o desenvolvimento de Angola.
“Espero uma melhoria e receção de novos conhecimentos em termos dessa formação para cumprir com o objetivo com o qual vim para aqui. Acho que o objetivo é o mesmo que o meu colega, recolher os conhecimentos para posteriormente contribuir com eles para o desenvolvimento do meu país, sobretudo da minha província que é Benguela” sublinhou Domingos Fernando.
 As potencialidades de um país passam pelos recursos humanos e estes 16 estudantes angolanos estão em Portugal para aumentar o potencial de Angola.
Os estágios vão ser repartidos pelos três hospitais do distrito de Bragança.
Os estágios vão ter a duração de dois meses e meio e são fruto de um Protocolo de Cooperação com a Unidade Local de Saúde do Nordeste para facilitar o desenvolvimento de estágios curriculares a alunos do Instituto Piaget de Angola e de Portugal, nomeadamente através da Escola Superior de Saúde de Macedo de Cavaleiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A sua opinião conta e nós contamos com ela.

Arquivo de Notícias