segunda-feira, 24 de março de 2014

ISP-JEAN PIAGET DE BENGUELA

2004 – 2014.

Dez anos de crescimento

Num cenário de vegetação rasteira e paisagem semidesértica, habitada por martrindindes nascia, com a força do trabalho e do querer dos homens, a 10 de Maio de 2004 o Instituto Jean Piaget de Benguela. Trata-se de uma localização privilegiada do bairro da nossa Senhora da Graça (adjacente à estrada Nacional nº100).

No primeiro ano de actividades, com 3 salas de aula, estavam disponíveis ao público apenas 3 licenciaturas com o número total de cerca de 100 estudantes.
Decorridos dez anos, hoje, o Instituto Jean Piaget de Benguela tem edificado uma área de mais de 10 hectares, no total dos 25 hectares que possui. No antigo cenário inóspito uma densa vegetação cresce a cada dia que passa, alterando a paisagem seca e árida num cenário verde que convida à tranquilidade e bem-estar de todos que por ali passam. Destaca-se uma impotente estrutura que alberga um total de 16 cursos de licenciaturas, organizados em três departamentos com o número total de cerca de 5000 estudantes.


Os Departamentos são órgãos coordenação e supervisão administrativa e pedagógica que intervêm no asseguramento do normal funcionamento dos cursos, em consonância com a  orientações do Ministério do Ensino Superior. Para atingir este objectivo concorre a acção das coordenações de cursos que, estando mais próximo dos estudantes e docentes, garantem fluidez das informações a este nível e um acompanhamento diferenciados das necessidades destes.

Departamento de Ciências e Tecnologias
Licenciatura em Engenharia de Refinação de Petróleos
Licenciatura em Engenharia de Construção Civil
Licenciatura em Engenharia de Electromecânica
Licenciatura em Informática de Gestão
Licenciatura em Arquitectura

Departamento de Ciências de Educação, Sociais e Humanas
Licenciatura em Direito
Licenciatura em Sociologia
Licenciatura em Economia de Gestão
Licenciatura em Psicologia Clínica
Licenciatura em Língua Portuguesa e Línguas Nacionais
Licenciatura em Ciências de Educação e Praxis Educativa
Departamento de Ciências da Saúde
Licenciatura em Enfermagem e Obstetrícia
Licenciatura em Motricidade Humana
Licenciatura em Imagiologia e Radiologia
Licenciatura em Análises Clínica e Saúde Pública
Licenciatura em Ciências Farmaceuticas









Docentes

O crescimento da oferta formativa no ISP-Jean Piaget é acompanhado da preocupação em constituir um corpo docente qualificado. Para o presente ano lectivo estão contratados 210 docentes, sendo 14 doutores, 57 mestres e 137 licenciados. Uma grande parte destes últimos encontram-se a frequentar cursos de mestrado ou pós-graduações nas suas áreas de especialidades.
Para garantir o melhor desempenho dos docentes a carga horária e as disciplinas atribuídas a cada um destes obedece aos critérios de análise do currículo da área de formação, experiência de trabalho e disponibilidade de tempo. Esta é uma actividade desenvolvida pelos Departamentos com apoio das Coordenações de curso.

Protocolos

Os protocolos de cooperação são instrumentos de gestão privilegiados no ISP-Jean Piaget. Neste sentido, foram estabelecidos vários tipos de protocolos com entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais.
No domínio da formação, investigação, troca de experiência e know-how : com a Universidade do Minho O protocolo prevê entre outras matérias, o desenvolvimento de acções conjuntas no domínio da investigação em Engenharia Civil e com a Universidade Transmonte e Alto Douro, no domínio da Investigação e formação em Agricultura e Zootecnia.
Para práticas de Enfermagem em Hospitais de referência em Portugal, estabeleceu, igualmente um protocolo com a Cruz Vermelha Portuguesa
Além disso, possui diversos protocolos com hospitais nacionais. São exemplos o hospital Central de Benguela, Pediatria de Benguela e hospital municipal da Catumbela.
No domínio da Extensão e responsabilidade social: com Administração Municipal do Lobito, prestando a supervisão científica e pedagógica de um conjunto de actividades congregadas realizadas no âmbito das” Olimpíadas do Saber”; Grupo de Doadores voluntários, constituído por professores. Ainda, com esta instituição da Administração local do Estado, tem um estratégico protocolo através do qual é prestada a assessoria técnica aos Projectos daquela municipalidade na área da construção civil.
Infraestruturas
Ao longo destes dez anos é visível o conjunto de investimentos feitos, não só na superação técnica e profissional dos seus quadros e colaboradores, mas também a nível das infraestruturas e equipamentos de ensino.
O ISP-Piaget de Benguela conta 50 salas de aulas, com capacidade média para 60 alunos, 3 auditórios, com capacidade média de 180 lugares e 3 salas de aulas práticas.
Para os cursos na área de Ciências Tecnologias estão disponíveis 1 laboratório de Informática, 1 laboratório de Electromecânica,1 laboratório de Mecânica, 1 laboratório de Electrónica, 1 laboratório de Física, 1 laboratório de Engenharia Civil e 1 sala prática de Desenho.
Os cursos das Ciências da Saúde contam com 3 laboratórios. Sendo 1 laboratório de Biologia, 1 laboratório de Microbiologia, 1 laboratório de Química, 1 laboratório de Bioquímica.

Relativamente aos cursos adstritos ao Departamento das Ciências da Educação, Sociais e Humanas existem diversos equipamentos e recursos de ensino e aprendizagem, desde os que se encontram disponíveis na Biblioteca, Mediateca e Textoteca, 1 sala de trabalho de grupos, 1 sala prática de Direito (tribunal) e 1 quadra polidesportiva.

Vários destes equipamentos, são de utilização partilhada por estudantes das diversas especialidades. A quadra polidesportiva é disto um exemplo. Actualmente o ISP-Piaget de Benguela tem matriculados cerca de 5 mil estudantes. A sua capacidade de acolhimento é 10.479 estudantes distribuídos em 3 turnos.









Sem comentários:

Enviar um comentário

A sua opinião conta e nós contamos com ela.

Arquivo de Notícias