terça-feira, 4 de novembro de 2014

Ecos do IV Encontro Nacional de Estudantes realizado no ISP Piaget, no fim de semana último

Benguela: Universitários defendem criação de instituto de acreditação de centros de pesquisa científica



Benguela- A necessidade da criação de um Instituto de Acreditação de Centros de Pesquisa e Investigação e de Revistas Científicas foi recomendado pelos participantes no 4º Encontro Nacional dos Estudantes Universitários de Angola, realizado no fim-de-semana, em Benguela.


Segundo o comunicado final a que a Angop teve acesso hoje, segunda-feira, os estudantes universitários das províncias de Benguela, Cuanza Sul, Luanda, Huíla, Huambo e Namibe consideraram a criação deste instituto um pressuposto fundamental para o alcance da qualidade do ensino pretendida nas universidades do país.
A concessão de bolsas de estudo de incentivo à pesquisa e à investigação científica nas universidades e a melhoria da qualidade de ensino, visando assegurar a formação, cada vez mais de quadros capazes de contribuir no desenvolvimento e crescimento do país, foi sublinhada pelos estudantes, que também manifestaram preocupação quanto à qualidade de certos docentes que leccionam nas instituições de ensino superior. 
Encorajando o Ministério do Ensino Superior a reforçar a inspecção para o cumprimento do calendário académico anual, do sistema de avaliação e da prestação de contas por parte das instituições, os universitários solicitam a intervenção do mesmo departamento ministerial para reverter a crescente tendência de assédio sexual a que se assiste ultimamente, supostamente praticado por professores contra estudantes indefesas.
Os participantes neste fórum solicitam ao Executivo e demais entidades promotoras do ensino superior a construção de instituições universitárias próximo das zonas habitacionais, devido ao facto de os estudantes têm percorrido longas distâncias para chegar aos organismos vocacionados à formação. 
No que toca as políticas do Executivo para a Juventude, os estudantes querem maior celeridade na implementação do Plano Nacional de Formação de Quadros e pedem a extensão de 30 porcento para 45 do pressuposto legal que estabelece o acesso dos jovens aos projectos habitacionais, já que, com base nos dados do Censo, a juventude constitui a maior parte da população angolana.
Durante o encontro, os estudantes universitários debateram o Plano Nacional de Formação de Quadros (PNFQ), Diagnóstico Político e Medidas do Subsistema do Ensino Superior e Política do Estado para a Juventude.
Foram prelectores do encontro, o director nacional de Acesso, Orientação e Apoio aos Estudantes, Jesus Joaquim Baptista, o consultor do secretário de Estado do Ensino Superior, Benedito Pinheiro, e o chefe de Departamento para Associativismo do Ministério da Juventude e Desporto, Africano Pedro.

Fonte: Copiado do site da Angop.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A sua opinião conta e nós contamos com ela.

Arquivo de Notícias