sexta-feira, 8 de maio de 2015

Arrancou ontem o Colóquio Internacional sobre as línguas nacionais de Angola

Arrancou ontem o Colóquio Internacional sobre as Línguas Nacionais de Angola


O discurso de abertura foi proferido pelo representante da ministra da cultura Rosa Cruz e Silva mas, foi à Dom Francisco Viti, Arcebispo Emérito do Huambo, que coube a responsabilidade de proferir a conferencia inaugural, onde destacou o papel das línguas na construção e preservação da identidade nacional.




Ao longo do dia hoje, foram apresentadas mais duas comunicações, nomeadamente "Escrevendo africano - a harmonização das convenções ortográficas nas línguas africanas" pelo Prof. Doutor Kwesi Kwaa Prah, Director do CASAS - Center for Advanced Studies of African Society, of Cape Town. Na sua prelecção o Doutor Prah destacou, que problematizou de forma exemplar os atuais debates em torno das línguas nacionais, defendeu a necessidade de se promover uma maior integração das línguas autóctones nos sistemas de ensino, ao mesmo tempo que lembrou o facto de as línguas não serem laicas.


Outro tema, não menos importante que encerrou a tarde de hoje, " Línguas Nacionais e o Desenvolvimento de África. O caso do Sango da República Centro Africana", apresentado pelo Prof. Doutor Marcelino Kpéou, proveniente de Roma. Este orador fez uma incursão histórica sobre o papel das línguas africanas e na construção das nações e apontou alguns dos principais desafios da actualidade.


Hoje prosseguem os trabalhos com a abordagem de mais quatro temas. As sessões deste colóquio estão abertas à toda a sociedade e visa saudar os 11 anos de existência do ISP Jean Piaget de Benguela, a assinalar-se no próximo sábado, 10 de Maio. Venha e participe.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A sua opinião conta e nós contamos com ela.

Arquivo de Notícias