quinta-feira, 8 de abril de 2010

ESTUDANTE DO 4º ANO DE DIREITO ESCREVE:

(foto tirada do blog do amigo Patissa)
Carta de uma   Zungueira
Por:  D.S.Chipilica  Eduardo

Na verdade ser zungueira, passou a ser uma “profissão” ainda não reconhecida institucionalmente embora  seja uma grande “actividade empresarial”Sustentando inúmeras famílias enfim só quem não quer ver, desconhece hipocritamente a sua importância em Angola.                                        
Sou uma  jovem mulher, bem educada  , nasce e cresce num lar cristão.Sempre  empenhava-me muito nos meus estudos e procurei ser ” pessoa fora de ser”desculpem-me por sair um pouco da humildade.
Quando apareceu na minha vida Maximiano , carinhosamente tratado por Max ...falsamente passou-se de “bom menino” converteu-se ao cristianismo pois era condição essencial para me conquistar e casar comigo. Eu nunca sentira amor por um homem, fiquei um bilhão... Maravilhada  ! Entreguei-me a ele.Tudo era lindíssimo. Celebráramos um grandioso casamento, nunca tivera acontecido na “vida da Igreja “Meus pais radiantes não contiveram a emoção e choravam de imensa alegria.
Tempos depois  , perdi   os meus pais  e dois irmãos ,num grande acidente de viação quando um camionista  embriagado “depositou” sobre o Starlet do mais velho um contentor carregado de cimento.Morte imediata de todos os ocupantes que iam em direcção a missa dominical.Que azar! O motorista “abriu” e até hoje as autoridades  nada  dizem.
O meu  querido esposo entregou-se as bebidas alcoólicas de cabeça aos pés , já não è o mesmo, dizem que foi” bruxado” por “Brincar”com muitas mulheres  pois era um “vigarista” especializado. Tornou-se um verdadeiro dependente de mim e com os três filhos que temos  .Encontrei na” zunga” meio por excelência de sobreviver, já que com a oitava classe, vou  a onde?
Foi assim que me tornei a zungueira ,mais “pauzada” de angola .Estou sempre bem vestida e apregoar  aos clientes , compra na zungueira mais famoso  mais “pauzada” de angola.Alegria que transmito na rua e aos clientes ninguém resiste em adquirir os meus produtos . O tom da minha voz è melódica, dizem-me todos. Uma  vez um cliente pediu para entrar em sua casa  de repente queria violar-me  só Deus sabe porque que não aconteceu. Outras vezes pessoas que recebem em “kilap” sò pra  pagar nada atè aquelas que têm muito dinheiro.
A nossa grande “guerra”que ainda não acabou em 4 de Abril de 2002, è contra  os policias e os fiscais da administrações em todo o pais , corremos frequentemente .Hoje se houvesse  São Silvestre entre as zungueiras e esses “madies” , nós ganharíamos sempre.Muitas já foram mortas nas rua, nem sequer um processo abriu-se e  se abriram esta em “banho Maria” .
Já tentaram encontrar , varias soluções para sairmos da rua com mercado, feiras etc. Nada resultou. Lá o negocio não “pica”.Alias são eles mesmos os nossos bons clientes na rua ?Quando levam as nossas coisas, põem aonde? Nunca ouvi que ofereceram a um lar de idosos, crianças ou aos mais desfavorecidos por isso enquanto a nossa sobrevivência for à rua, nós vamos continuar com perdas e sucessos .”No Stop”. Sou uma Zungueira com muito orgulho...
.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A sua opinião conta e nós contamos com ela.

Arquivo de Notícias