Luanda - O Ministério da Cultura apelou terça-feira aos bailarinos, professores, coreógrafos, produtores e instrutores a apostarem na formação profissional, visando a promoção, valorização e divulgação da dança no país.
Na sua mensagem por ocasião do Dia Internacional da Dança, que se assinala esta quarta-feira, o Mincult considera que a data deve ser aproveitada para a reflexão e avaliação realística da dança que permitam a apostar em programas consistentes e de qualidade.
"O capital humano nível de formação, capacitação e competências está hoje no centro das atenções e estratégias do desenvolvimento cultural. Daí acções estão em curso no sentido da conclusão do Instituto Médio das Artes que permitirá absorver jovens bailarinos e coreógrafos que engrossarão o leque de interpretes e técnicos de dança que existem", lê-se na nota.
Segundo o Mincult, é necessário associar a prática da dança ao conhecimento, estudo e investigação das danças tradicionais, sem que "os grupos desta arte mais moderna se limitem a imitar maquinalmente outros já consagrados como lamentavelmente se tem assistido nos centros urbanos".
Por este facto, o Ministério vai continuar a prestar a devida atenção e apoio ao desenvolvimento da dança, envidando esforços para aumentar e melhorar a formação e capacitação dos interpretes e técnicos.
Vai igualmente reforçar as estruturas e atribuir estímulos aos criadores, interpretes e promotores que mais se destacam nesta actividade.
O Dia Internacional da Dança é celebrado no dia 29 de Abril, por orientação do Conselho Internacional de Dança (CID), uma organização interna da UNESCO para todos tipos de dança.
A comemoração foi introduzida em 1982 pelo Comité Internacional da Dança da UNESCO em alusão ao nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), o criador do balé moderno.
Entre os objectivos desta comemoração estão o aumento da atenção pela importância da dança entre o público em geral, assim como incentivar Governos de todo o mundo a fornecer um local próprio para a dança em todos sistemas de educação, do ensino infantil ao superior.
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