segunda-feira, 10 de agosto de 2009

SE MODA PEGA EM ANGOLA !

Desempregados vendem teses de mestrado por 1500 euros

Há um novo negócio a evoluir silenciosamente. A actividade é, regra geral, liderada por jovens diplomados e desempregados, que se dedicam a fazer e vender trabalhos académicos, monografias, teses de mestrado e de doutoramento.
De acordo com uma reportagem publicada no site do “Expresso”, é a através da Internet que os contactos se estabelecem e o negócio evolui. Por um lado, não faltam anúncios de pessoas a oferecer os seus serviços para elaborar trabalhos que serão assinados por outrem. Por outro, lá se vão também encontrando anúncios de alunos desesperados, que não se importam de pagar para conseguir efectuar uma tese de final de curso, por exemplo.
Uma jovem recém-licenciada que apresenta o seu testemunho ao “Expresso” reconhece que uma tese de mestrado pode chegar a custar 1.500 euros, caso tenha que ser assegurado todo o processo de elaboração, que inclui a análise qualitativa do trabalho de campo (esse efectuado pelos alunos), às conclusões, passando até pela componente teórica de pesquisa.
A jovem diz que o negócio é rentável, mas já teve melhores dias, dado o facto de a concorrência estar a aumentar. A verdade é que há já quem profissionalize a actividade com microempresas especializadas na matéria.
O fenómeno é silencioso, mas gera alguma polémica no seio da comunidade académica, a qual poderá vir a ser estimulada com a tendência profissionalizante da actividade. Em França, não faz muito tempo que uma empresa criou um site onde se divulgava ajuda para a elaboração dos trabalhos de casa dos estudantes. O facto de a empresa divulgar os seus serviços sem qualquer pudor acabaria por colocar o assunto na ordem do dia e levar ao fim do site.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A sua opinião conta e nós contamos com ela.

Arquivo de Notícias