sábado, 11 de julho de 2009

Alterações climáticas

Paris e Londres querem que G8 fixe "objectivos a médio prazo" contra fenómeno

Paris (Lusa) - O Presidente francês e o primeiro-ministro britânico anunciaram hoje que vão levar uma posição comum sobre o clima à cimeira dos líderes do G8 desta semana na Itália, que prevê a fixação de objectivos contra as alterações climáticas.

O Presidente francês, Nicolas Sarkozy, e o primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, anunciaram que vão pedir "objectivos a médio prazo" para reforçar a luta contra as alterações climáticas na reunião do G8 (os sete países mais industrializados e a Rússia), que quarta-feira começa em L'Aquila, Itália.

Falando num entrevista colectiva no final do encontro bilateral de hoje na cidade francesa de Evian, Nicolas Sarkozy salientou a importância de fixar tais objectivos para garantir a credibilidade das medidas a serem adoptadas a nível internacional nesta matéria.

"Vamos trabalhar juntos" na questão, garantiu o Presidente francês, lembrando que este ano é decisivo" para fazer frente ao fenómeno.

As alterações climáticas estarão em destaque no segundo dia de trabalhos, quinta-feira, tendo os líderes do G8 em vista impulsionar um novo acordo global pós-Quioto, que deverá ser carimbado durante a cimeira de Copenhaga, no próximo mês de Dezembro.

Os oito países mais industrializados totalizam 13 por cento da população mundial e são responsáveis por 40 por cento das emissões de gases com efeito de estufa.

A crise da economia mundial, a reforma do sistema financeiro e a situação no Irão são outras questões centrais da cimeira do Grupo dos Oito.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A sua opinião conta e nós contamos com ela.

Arquivo de Notícias