terça-feira, 21 de julho de 2009

Engº Mário Rui Marques Ferreira , responde à...

CAIXINHA DE OPINIÕES

Caros Piagetinos

Já começou a ser utilizada a Nossa Caixa de Opiniões, o que muito agradecemos.

Vou tentar todas as semanas responder a todos e também dar o meu parecer, quando no meu entender não concordar com algumas opiniões ( sabem que alguns dizem mal, só para não estar calados )

Então cá vai:

Diziam os Piagetinos anónimos:

“A crise financeira não tem nada a ver com o pagamento da propina e sem aviso prévio”.

Não entendi, as propinas não aumentaram, como pode vir a acusar a crise financeira de um aumento que não existiu.

As propinas continuam a ser:

Construção Civil

300

Electromecânica

300

Enfermagem

300

Informática

300

Psicologia

250

Sociologia

250

Direito

250

Economia

250

“ Mais caixas de pagamento na hora e rapidez. “

No âmbito do investimento, está em fase de acabamento a Ala A do Edifício 24, em que o R/c será destinado aos serviços administrativos e o 1º andar a biblioteca e s. aulas, logo para o próximo ano lectivo ( espero ) já estará a funcionar os serviços num local apropriado e com outras condições. Mas o problema que se coloca não tem só a ver com o aumento do número de caixas, porque estes serviços estão praticamente vazios 24 dias e só no dia 15 e 16 é que tem 90% de afluência.

Aconselho que os alunos não deixem para o último dia o pagamento respectivo, mas ao mesmo tempo relembrar que esse pagamento também pode ser feito aos balcões dos bancos BAI, BESA e BFA cujas contas são:

BANCO

AKZ

USDOLARES

BAI

5369255/10

5369255/9

BESA

83369/024

83369/840

BFA

11345718/30

11345718/32

Em qualquer altura do mês pode trazer os comprovativos de depósito à secretaria para serem passados os respectivos recibos.

“ Eficiência dos trabalhadores. “

Vos garanto que os nossos colegas trabalhadores, muitos deles também estudantes da Nossa Universidade, são os melhores que existem e que eu conheço, porque senão não trabalhariam comigo. Mas responder às exigências de cerca de 2500 estudantes, mais 150 professores, mais 80 funcionários directos e 20 indirectos, cada um com o seu problema, entenderão que é dose e que não é fácil.

“ Mais educação e boas maneiras por parte do pessoal no atendimento aos estudantes. “

Ontem e hoje mesmo à hora em que escrevo estas notas ( 17-07-2009 ), se fosse possível descrever o barulho que vem da zona da secretaria, veria a razão da falta de simpatia ou educação de alguns funcionários que mesmo insistentemente pedindo um pouco de silêncio para se poderem concentrar, o mesmo não é respeitado.

Tem de haver compreensão e ajuda entre todos os Piagetinos.

“ Que sejam revistos os atrasos que se tem verificado na afixação das pautas. “

O Piagetino que colocou esta situação tem toda a razão.

Estamos atentos e o secretariado académico, logo que recebe as pautas do professor, tem a obrigação e o dever de as afixar, o que normalmente acontece, ao mesmo tempo tem tido o cuidado de comunicar com os “profs” para não se atrasarem na entrega das mesmas. Mas a impossibilidade de comunicação leva, por vezes, a que haja algum atraso.

Sempre a lutar para melhorar.

Pede o Piagetino:

“ Verificar os professores que não dão aulas e só aparecem nas últimas semanas para debitar matéria, assim o insucesso dos estudantes em algumas disciplinas. “

Volta a ter alguma razão, mas posso informá-lo que todos aqueles que consigo detectar, eu próprio trato-lhes da saúde.

Mas com certeza existem outros que não tenho conhecimento, e aí necessito de argumentos ( quem são e que contributo dão à nossa causa ).

Todos nós sabemos que os nossos estudantes são muito descuidados para não chamar preguiçosos e só se lembram de estudar na véspera das provas.

Sabe que eu conheço bem esta realidade, durante o semestre nunca têm dúvidas, não participam, não frequentam as aulas… Assim, as dificuldades aparecem sempre nas vésperas ou durante a prova e, como exemplo disso, o meu telefone não pára de tocar nesses dias.

Dizia alguém por definição:

ALUNO – todo o individuo que recebe ensinamentos de outro

ESTUDANTE – o que busca o conhecimento

A “NOSSA” UNIVERSIDADE DEVE TER ESTUDANTES E NÃO ALUNOS

“ O tempo para a execução das provas não corresponde à exigência das mesmas ( tempo curto e prova extensa ). “

Com o início do ano lectivo, na reunião com os professores que estiveram presentes, chamei a atenção também para esse assunto, prometo que voltarei à carga na reunião de início do 2º semestre.

Mas ambos sabemos que há estudantes que, mesmo que tivessem uma semana, nunca iriam conseguir de acabar a prova ( espero que não esteja incluído neste grupo).

Quem não estuda não consegue fazer as provas, seja qual for o tempo dado para a execução das mesmas.

“ Uma Instituição de Ensino Superior deve ter uma Associação de Estudantes. “

Pois é meu amigo, esse é um assunto bastante delicado, mas o mesmo só diz respeito aos ESTUDANTES, desde que cumpridos os Regulamentos da Instituição, ORGANIZEM-SE.

De resto, a associação de estudantes tem seus inícios no Conselho dos Delegados, eleitos e legítimos representantes das turmas. Este Conselho já existe. É melhor canalizar os problemas e as soluções por meio dos delegados. Para vivermos organizados, o Conselho dos Delegados é já suficiente. Este Conselho, no que diz respeito ao valor representativo, não tem nada a invejar à Associação. Para todos os efeitos, a Associação nascerá, mas por mérito dos próprios estudantes, e para isto se está a trabalhar.

“ A propina está directamente relacionada com o câmbio do dia e deve ser paga na primeira quinzena de cada mês, quando os salários na função pública não estão pagos. “

A propina está efectivamente relacionada com o câmbio do dia. Mas deve ser paga no 1º dia de cada mês, no entanto sabendo esta Instituição das dificuldades financeiras de todos, inclusivamente o assunto que nos coloca, entendemos oferecer ao Estudante a possibilidade de pagar até ao dia 16 sem multa.

Ainda sobre o comentário final feito por este Piagetino, em forma de despedida

" Oferta/Demanda. "

Agradeço mais uma vez a opinião (de todos ), e como deve entender, preocupamo-nos todos os dias com estas questões, porque , Graças a Deus, vivemos em Democracia e somos livres de procurar o melhor para nós.

Tal como já diversas vezes falei nas reuniões que tenho feito com os Piagetinos, queremos que a Nossa Universidade Jean Piaget seja a melhor de todas, possivelmente uma demonstração disso mesmo está na criação deste espaço de opinião. Também sabem todos os Piagetinos que o meu gabinete e o do Dr. Bonifácio Tchimboto ( Presidente do C. C. P. ) estão sempre abertos. Com a ajuda de todos tudo faremos para que a UNIPIAGET seja cada vez maior e cada vez melhor e que o nosso lema é:

RESPEITO, QUALIDADE, HONESTIDADE E TRABALHO

Até á próxima semana

Eng.º Mário Rui Marques Ferreira

Administrador do Pólo de Benguela

Sem comentários:

Enviar um comentário

A sua opinião conta e nós contamos com ela.

Arquivo de Notícias