segunda-feira, 6 de julho de 2009

Noticias comentadas soltas

Reajustamento do OGE afecta projectos no sector das Telecomunicações
Luanda - O vice-ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Pedro Teta, considerou hoje, em Luanda, que os 23 milhões e 499 mil Kwanzas cortados ao sector, no âmbito da revisão do Orçamento Geral do Estado, implicarão na execução de alguns projecto inicialmente propostos para este ano. Ao intervir nas discussões das comissões de especialidade, sobre o OGE revisto, Pedro Teta referiu que, em função deste reajuste, aquele ministério só poderá, a nível da área dos correios, reabilitar quatro estações postais do leste, das 19 previstas para o país. De igual modo, procederá ao adiamento do lançamento do banco postar, também planeado para este ano. Em relação aos recursos humanos, disse estar a ser construído um centro regional de formação de quadros em meteorologia, em Luanda, para que as redes de observação provinciais tenham quadros qualificados. Essa escola regional, explicou, teve um "corte grande", uma vez que a quota inicial era de um bilhão e 200 milhões de kwanzas. Actualmente a verba é de 191 milhões de kwanzas, valor que considerou insuficiente para a criação de todas as condições de uma unidade criada para apoiar os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). A conclusão da escola está prevista para finais deste ano. Questionado sobre a qualidade do sinal da operadora de telefonia móvel movicel, considerou que esta ainda é uma empresa pública, em fase de reestruturação, que tem um novo parceiro estratégico, a empresa chinesa ZTE. Para si, a qualidade de serviços daquela e de outras operadoras de telefonia está relacionada às infraestruturas de telecomunicações, acrescentado que o governo está a trabalhar num grande projecto para o aumento da capacidade infraestrutural do sector das Telecomunicações. Essa aposta vai desde a extensão da fibra óptica em terra à adesão de Angola na fibra óptica submarina, passando pelo projecto Ango-Sat, satélite nacional que se prevê lançar em 2012. A entrada desse satélite, anteviu, vai ajudar a melhorar a qualidade do sinal de todas as operadoras de telefonia. Entre os objectivos do ministério constam o relançamento da problemática da meteorologia, pois a maioria dos acidentes de aviação derivam de questões climáticas, daí o país precisar relançar a rede de observação meteorológica.

"O problema da vigilância sísmica é outras das missões do ministério, pois, como sabem, o país tem tido abalos sísmicos e temos de ter uma rede capaz de detectar antes dos humanos estas ocorrências", salientou.

Fonte(angolapress)

Comentário Foi com muita tristeza e certa mágoa que me apercebi de que o "corte" no OGE, também afectou os projectos do ministério das telecomunicações. A rede de correios está agora, depois de um longo período de esquecimento, a merecer uma atenção das autoridades. O ministro Teta tem falado à impressa dos inúmeros projectos do sector que dirige. Todos nós, particularmente preocupado com as telecomunicações, esperávamos maiores investimentos para este exercício económico. Não foi o caso. Ficaremos a aguardar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A sua opinião conta e nós contamos com ela.

Arquivo de Notícias