sábado, 11 de julho de 2009

NOVA PÁGINA

SUGESTÕES DE LAZER

Caro leitor,

Esta é uma nova página que criamos simultaneamente no nosso jornal mural na universidade e no blogue na internet. Contamos apresentar aqui, em cada edição algumas sugestões para passares o teu tempo vago em casa ou noutro lugar qualquer.

A maneira como passamos o nosso tempo livre diz muito sobre aquilo que somos. Cá vão algumas dicas para fazeres nos teus tempos livres.

Literatura

Aconselhamos veemente a leitura na íntegra do romance do psiquiatra brasileiro Augusto Cury. O Futuro da humanidade, neste livro o autor nos faz reflectir sobre a maneira que a sociedade, de uma forma generalista, encara cada indivíduo. Embora esteja havendo evolução tecnocientífica, a medicina esteja a cada dia mais preparada com novos recursos e fármacos, o ser humano está correndo o caminho inverso da evolução; enquanto os bens de consumo, automóveis, a engenharia, entre outros que facilitam a vida nossa, estão a cada dia mais modernos, o ser humano está cada vez mais voltando seus pensamentos para tudo aquilo que lhe alimenta o seu lado pessoal e apenas dando importância ao que lhe satisfaz, fazendo com que seu lado humano seja “robotizado”; a cada dia volta-se para os objectos, coisas e prazeres mundanos, esquecendo-se da parte emocional do seu “eu”.

Os alunos de enfermagem e psicologia não deve deixar de ler, é interessantíssimo

Boa leitura para tidos!

Cinema

Amistad é um dos mais famosos filmes sobre um exercício bem sucedido de transformar histórias verídicas em boas e autênticas longas para o cinema. O elenco deste filme é de luxo, com Morgan Freeman, Anthony Hopkins, Nigel Hawthorne, Djimon Hounsou, Matthew McConaughey multipremiados actores de Hollywood

A história remonta ao ano de 1839 e é baseada em factos verídicos que ocorreram a bordo do navio homónimo deste filme. Amistad relata a luta de um grupo de escravos africanos em território americano, desde a sua revolta até ao seu julgamento e libertação.

Através desta trama de forte conteúdo emocional, é possível conhecer as condições de captura e transporte de escravos africanos para os trabalhos na América do Norte, a máquina jurídica americana de meados do século XIX e o germe das primeiras medidas para a abolição da escravatura naquele território.

Musica

Apontamos “Ex-combatentes” do musico angolano Paulo Flores. Este é provavelmente um dos seus discos (lançadas depois dos anos 90) que menos se comentou. Ou , talvez venha a ser comentado muito tarde, porém o que demonstra na nossa opinião um alto grau de execução musical e preocupação com outras rítmicas e sonoridades. O disco é triplo e trás os títulos “Viagem”, “Sembas” e “Ilhas”. Entre danças, reflexões e lembranças o autor nos convida a conhecer Cabo Verde, a pensar o panafricanismo, as tensões militares e experimentar a nostalgia como uma terapia para alma.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A sua opinião conta e nós contamos com ela.

Arquivo de Notícias