segunda-feira, 23 de maio de 2011

Aniversário da Unipiaget, pólo de Benguela: 7 anos a transformar a Província!


No passado dia 10 de Maio de 2011, o pólo de Benguela comemorou 7 anos de existência.
Ao longo destes 7 anos, o grande desafio da Equipa que leva a cabo este projecto (actuais e antigos elementos foram referidos e homenageados) tem sido lutar por transformar um terreno vazio cheio de poeira, num campus recheado de estudantes, capaz de ser um verdadeiro albergue de Ciência.
Foi envolvida em palavras sentidas e nostálgicas, proferidas pelos Exmo. Administrador Prof. Eng.º Mário Rui Ferreira, o Exmo. Vice-Reitor Prof. Dr. Bonifácio Tchimboto e o Exmo. Coordenador Cientifico-Pedagógico Prof. Dr. António Amândio, que se celebrou os 7 anos da Unipiaget Benguela













Durante a cerimónia, que decorreu no Anfiteatro 1, no dia 10 de Maio às 16h00, a audiência teve oportunidade de assistir à Entrega dos Diplomas de Licenciatura aos recentes licenciados, directamente das mãos da Reitoria e da Administração.
A Universidade congratula-os pelo seu esforço e dedicação e deseja grandes êxitos profissionais aos nossos orgulhosos “Doutores”!
De seguida, procedeu-se à Entrega dos Troféus aos 3 primeiros classificados da III Taça de Futsal “Dr. Oliveira Cruz”.
O Primeiro Classificado foi, pelo terceiro ano consecutivo, a equipa da “Licenciatura em Direito”, o Segundo Classificado foi a equipa de “Licenciatura Informática de Gestão” e o título de Terceiro classificado foi para a Equipa de “Licenciatura em Refinação de Petróleos
Foram brindados com dois Prémios especiais dois estudantes: O Prémio de “Melhor Guarda-Redes” foi entregue ao estudante Arão Dias e o Prémio ao “Melhor Marcador” foi oferecido ao Estudante António Afonso, ambos da Equipa de “Informática de Gestão”.
A Universidade agradece, em particular, o empenho voluntário do “Edivaldo Jorge Correia Filipe” (estudante do 5.º ano da Licenciatura em Engenharia de Construção Civil) e também do colaborador e estudante “Hernany Teles” que lideraram a Comissão Organizadora deste evento.








 O encerramento do evento foi realizado por um grupo de dança que supreendeu a audiência com uma interpretação de uma dança típica angolana: a Rebita.


Por fim, saudou-se e honrou-se algumas das pessoas já falecidas que, quer como docentes, quer como estudantes, farão sempre parte da Comunidade Piagetina como, por exemplo, Herbert Avelino Lopes Figueiredo (Estudante Falecido da Licenciatura em Direito), Professor Rui Almeida (Direito) e Teresa Sendje da Silva Kangoti (Estudante Falecida do 5.º ano da Licenciatura em Sociologia), que foi honrada pela entrega do Título Póstumo de Licenciada.

De lembrar que, além de empenhado estudante Piagetino, Herbert Figueiredo integrou a Selecção do Piaget de Futsal, tendo feito orgulhosamente parte da equipa e contribuído com as suas competências de Atleta até ao corrente ano de 2011.
A encerrar, como não podia faltar, a Universidade Jean Piaget ofereceu o Bolo de Aniversário e Champagne para brindar os 7 anos de existência, e desejar muitos mais anos de vida à nossa escola.









Assim, foi num espírito de Balanço do passado que se festejou, mas também numa consciência de planeamento futuro que se apresentou alguns projectos para um tempo próximo.
A comunidade académica recebeu agradavelmente as notícias de que, em breve, os campos Polidesportivos já receberão eventos desportivos, a sala de internet abrirá a todos os estudantes com ligação fibra óptica, os novos edifícios serão inaugurados ainda no ano de 2011, a nova biblioteca abrirá ao público na zona central (e será, com certeza, uma das melhores [senão mesmo a melhor!] biblioteca da província de Benguela), o laboratório de engenharia civil totalmente equipado começará a funcionar dentro de semanas e, por outro lado, os acessos ao Campus que estão neste momento em obras, serão totalmente reformulados, melhorados e asfaltados.
Em jeito de conclusão, há 7 anos, o pólo de Benguela inaugurou com aproximadamente 100 estudantes corajosos: hoje conta com quase 5000 estudantes!
Porém, a Universidade Jean Piaget tem como grande objectivo tornar-se a melhor Universidade de Angola e, para isso, precisa também da colaboração dos estudantes.
Como remate deste evento, que decorreu no que apelidámos de “Ano da Qualidade”, ficou no ar o incentivo dos Órgãos de Gestão da Universidade para que os próprios estudantes participem activamente na vida académica criando e dinamizando fortemente os Órgãos Representativos dos Estudantes! Por isso, “Associação de Estudantes Piagetinos de Benguela”, estamos à espera!



Por: Patrícia Araújo (GAPE)

Sem comentários:

Enviar um comentário

A sua opinião conta e nós contamos com ela.

Arquivo de Notícias