sábado, 28 de maio de 2011

Um GAPE para todos e todas

Balanço do 1.º Aniversário do GAPE: Gabinete de Apoio ao Estudante

É sempre difícil escrevermos sobre o nosso próprio trabalho. Corremos sempre o risco de soar imodestos. Mas existem coisas que têm de ser celebradas e esta é, sem dúvida, uma delas.

Em Junho de 2010 inaugurou-se o GAPE:Gabinete de Apoio ao Estudante. Cheia de força e vontade, a Universidade Jean Piaget - Pólo de Benguela viu neste Gabinete a possibilidade de ir mais além do que outras instituições de ensino superior e fornecer aos seus estudantes um atendimentos personalizado e gratuito.

O objectivo principal da criação do GAPE era realmente o apoio psicopedagógico individual e grupal a estudantes, mas o GAPE acabou por ser surpreendido com muitas outras tarefas.

Na passada 5ª. Feira, no já habitual programa de Rádio “Ecos do Piaget”, o nosso querido locutor, Martinho Bangula, questionou-me acerca de grande oferta de recrutamentos que o GAPE tem publicitado. E a realidade tem sido essa: a empregabilidade tem sido um dos grandes focos de intervenção do GAPE. 

Desde já agradeço o convite do Martinho Bangula: é sempre emocionante para mim estar num estúdio de Rádio e conversar "a sós" e ao mesmo tempo com tantos ouvintes! Foi nesse momento, em frente ao Microfone, dentro do Estúdio, que me apercebi que já havia passado 1 ano de GAPE e, de repente, com a ajuda do Bangula, fiz um Balanço...

Por outro lado, o envolvimento de estudantes e a promoção de iniciativas acabou por se tornar também uma constante tarefa do GAPE. Mas nem sempre o trabalho do GAPE é visível ao público. Exceptuando cartazes ou iniciativas colectivas (Por exemplo, o Próximo Dia da Criança), todo o trabalho de Gabinete decorre em total confidencialidade.

É com orgulho que faço um balanço muito positivo do trabalho do GAPE no seu primeiro ano de existência. 

É com orgulho que ainda continuo a receber estudantes que perguntam “E quanto custa o atendimento”, e eu respondo, feliz, “O atendimento é grátis. Este serviço existe a pensar em vocês, estudantes da UniPiaget Benguela”. 

É com orgulho que recebo dezenas de estudantes por semana a procurar ajuda para se tornarem mais eficazes, melhores estudantes ou, enfim, mais felizes. E penso que ser Psicólogo é mesmo isto.

Em conclusão, todos temos de agradecer à Unipiaget Benguela por permitir que este GAPE fosse criado. Os estudantes precisam de apoio e eu precisava de um Departamento onde me sentisse útil e feliz, e onde sentisse que cada momento do meu tempo é aproveitado para uma acção proactiva, por mais pequena que seja ou que possa parecer.


Tudo se resume nas frases sábias de Mahatma Gandhi: 
"Quem sabe concentrar-se numa coisa e insistir nela como único objectivo, obtém, ao cabo, a capacidade de fazer qualquer coisa."  

ou então, uma outra citação de Gandhi  

"Sê a mudança que queres ver no mundo".

Que o próximo ano  seja melhor ainda.

Obrigado a Todos e a Todas.

Patrícia Araújo
GAPE: http://gape-unipiaget-benguela.blogspot.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário

A sua opinião conta e nós contamos com ela.

Arquivo de Notícias