quinta-feira, 26 de maio de 2011

Um dias nas Corridas: “Intervenção Activa na Comunidade” por estudantes da UniPiaget


No âmbito da implementação da “Intervenção Activa na Comunidade” por parte dos estudantes da “Universidade Jean Piaget”, concretizou-se um projecto de prevenção da doença e promoção da saúde levado a cabo pelos estudantes do curso de Enfermagem.
À semelhança do projecto realizado no ano passado sobre “Prevenção do HIV”, este ano criou-se uma intervenção a nível da “Prevenção da Alcoolemia Associada à Condução”, aproveitando a ligação do tema com as corridas de automóveis a decorrer durante as Festas da Cidade de Benguela, nos dias 14 e 15 de Maio de 2011.
Este trabalho preventivo e de educação populacional foi projectado e implementado, uma vez que o alcoolismo representa uma das principais causas de acidentes rodoviários na população Angolana.
A Universidade propôs a cooperação do Exmo. Comandante Provincial da Polícia e com a preciosa colaboração dos agentes da “Polícia Provincial de Benguela”, foi possível abordar e sensibilizar a população condutora, a abandonar hábitos alcoólicos e a promover um estilo de vida saudável.
A intervenção levada a cabo pelos estudantes e pela polícia, consistiu num primeiro momento em interceptar os condutores a pararem a viatura e, em seguida, foi executado o teste do “bafómetro” para assim se medir o nível de alcoolémia.
Os condutores foram informados sobre os níveis limites permitidos pela lei e respectivas sanções em caso de ultrapassarem os limites e realizou-se um reforço de educação para a saúde apoiado por um panfleto elaborado pelos alunos do 3º ano de Enfermagem. 
(Pode ver o Panfleto abaixo e até fazer download!)


O objectivo destas acções, que está previsto serem executadas ao longo do ano lectivo, é sensibilizar a população para adoptar hábitos de vida saudável, contribuindo com um esclarecimento e aumento de conhecimento populacional sobre meios de prevenção de doenças.
São intervenções desta natureza, que fazem a diferença entre a população académica e cada vez mais os estudantes da Universidade Piaget se mostram activos e interessados em desenvolver um trabalho de qualidade, trabalho este, que aumenta o orgulho e a valorização dos nossos estudantes.










Sem comentários:

Enviar um comentário

A sua opinião conta e nós contamos com ela.

Arquivo de Notícias