quinta-feira, 19 de maio de 2011

Ovipito vyeteke lyo África

Ovipito vyeteke lyo África (Do Umbundu, uma das línguas autóctones angolanas, significa “Comemorações do Dia de África”)
 
A África é o terceiro continente mais extenso (atrás da Ásia e da América) com cerca de 30 milhões de quilômetros quadrados, cobrindo 20,3 % da área total da terra firme do planeta. É o segundo continente mais populoso da Terra (atrás da Ásia) com cerca de 900 milhões de pessoas, representando cerca de um sétimo da população do mundo, e 53 países independentes.
As línguas mais faladas no continente Africano são: Línguas africanas, árabe,inglês, francês,português. (Fonte: Wikipedia)



No próximo dia 25 de Maio comemora-se o Dia de África.

A Universidade Jean Piaget, presente em três países do Continente Africano não poderia deixar em branco esta data e, por isso, decidiu promover um conjunto de comemorações alusivas ao dia, durante os próximos dias 23 e 24 de Maio.

No sentido de se tornar uma iniciativa realmente participativa, as actividades funcionarão num formato contínuo e permanente, durante os dois dias, entre as 10h00 e as 20h20.

Estará aberta ao público uma Instalação Vídeo Permanente, com exposição fotográfica dos fotógrafos Maria Gomes, Ziza Areias e de outros fotógrafos, nacionais e internacionais.

A instalação contará com exibição de projecções fotográficas de África e Angola em geral, e de Benguela em particular.

Alem disso, durante os dois dias decorrerão Declamações de Poesia em Português e em línguas nacionais, Encenação de Provérbios e Tradições Angolanas, Actuações musicais em Línguas Nacionais e será recriado o ambiente do tradicional Ondjango.

Os estudantes do 1.º e 2.º anos da Licenciatura em Ensino do Português e Línguas Nacionais, com apoio da sua Coordenadora de Licenciatura, Dra. Marivalda Cruz dinamizarão o evento. Esperamos que este seja o primeiro de muitos eventos que os estudantes corajosamente impulsionam!

A Universidade convida toda a Comunidade Piagetina, Benguelense e Africana em geral, a associar-se a esta iniciativa.

O evento está concebido para que as cerca de 5000 pessoas que passam pelo Campus da Unipiaget Benguela, possam entrar e passear pelas exposições e demonstrações artísticas durante as cerca de 20 horas em que esta estará aberta!

Passe na Sala do Dia de África e sinta o calor e a energia africana!



Recursos: Aproveite para fazer Download do Cartaz do Evento e leia um texto alusivo à Etnolinguística Angolana.

Etnolinguística de Angola (Fonte: Wikipedia)
O povo angolano é integrado maioritariamente pelos seguintes grupos: Ovimbundu (língua Umbundu); Ambundu ou Akwambundu (língua Kimbundu); Bakongo (língua Kikongo); Lunda-Cokwe (língua Cokwe); Nganguela (designação genérica de povos no quadrante sudeste, sendo mais útil identificar os vários subgrupos); Nyaneka-Humbe (ou Nkhumbi), na realidade dois povos diferentes (línguas Lunyaneka e Lukhumbi); Ovambo; Helelo ou Herero (língua Tjihelelo).

Todos estes são grupos Bantu. Os Ambundu, Ovimbundu e Bakongo juntos representam (usando os dados dos Censos de 1960 e 1970 como referência) cerca de 75% da população. Há uma pequena minoria de povos autóctones da região, não-Bantu, com destaque para os Kung ("Bosquímanos"), caçadores-colectores descendentes dos mais antigos habitantes desta região austral. Existe também um pequeno número de angolanos de origem europeia.

Por: Patrícia Araújo - GAPE


Sem comentários:

Enviar um comentário

A sua opinião conta e nós contamos com ela.

Arquivo de Notícias