sexta-feira, 27 de maio de 2011

Comemorações do Dia de África

No dia em que damos por encerrada a exposição alusiva às comemorações do dia de África, partilhamos mais uma vez, com toda a comunidade piagetina as últimas impressões e registo fotográfico do evento.


As comemorações alusivas ao dia de África levadas a cabo pelos estudantes e coordenadora, Dra. Marivalda Da Cruz Gonçalves, da Licenciatura em Ensino do Português e Línguas Nacionais, resultaram num momento único de partilha, alegria e celebração.


O empenho e motivação de todos os intervenientes contagiou tudo e todos. Por um lado, a simplicidade, a selecção criteriosa dos textos poéticos de autores angolanos, as músicas entoadas em homenagem à Mãe África,, a encenação de provérbios e adivinhas tradicionais em língua nacional (umbundu) e português resultaram num espectáculo de cor, alegria, numa perfeita afirmação de valores culturais e identitários.

Contribuiu para o resultado final, todo o cenário envolvente procurando-se reconstituir o ondjango tradicional, com a fogueira (centro e ponto de encontro dos membros da comunidade), enquanto local de reunião e partilha onde se discutem os assuntos importantes para a comunidade. A profusão de cores dos trajes tradicionais, os cheiros de frutos e vegetação integradas no espaço, as peças de artesanato e instrumentos utilitários tradicionais como o pilão.

Será ainda de referir a belíssima exposição fotográfica de Maria Gomes e Ziza Areias de Benguela a ser projectada no cenário, durante toda a programação.

O saldo final foi, inequivocamente positivo, o esforço em desenvolver uma actividade do género e, em simultâneo, manter o decurso normal das aulas implicou o empenho de todos os envolvidos. Uma experiência a repetir!

















Por: Marivalda Da Cruz Gonçalves (EPLN)

Sem comentários:

Enviar um comentário

A sua opinião conta e nós contamos com ela.

Arquivo de Notícias