quarta-feira, 8 de junho de 2011

ENFERMAGEM DA UNIPIAGET COMEMORA O “DIA DO ENFERMEIRO”




A turma do 3.º ano da Licenciatura em “Enfermagem e Obstetrícia” da Universidade Jean Piaget – Pólo de Benguela organizou, no passado dia 12 de Maio de 2011, uma comemoração alusiva ao “Dia do Enfermeiro”.
Para celebrar a data os académicos preparam um programa festivo em que se destacam os elementos da equipa técnica e de protocolo: Engrácia Kerlan, Zacarias Francisco, André Ludivino Caneguela, Américo Ana Malengue e Germana Ginga.
O evento teve início às 11H00, com o universitário “Zacarias Francisco” como orador. Apresentou uma referência a Florence Nightingale, uma vez que esta representa o berço da Enfermagem e é um símbolo de despertar para a área que não pode deixar de ser relembrado neste dia.
O tema da “Ética Profissional” foi abordado pela universitária “Ana Abel Dumbo”, que demonstrou a importância em assumir e estabelecer relações competentes, estimulando o debate e a reflexão sobre os conflitos éticos.
Sucedeu-se um momento humorístico que proporcionou animação, descontracção e boa disposição conseguido pelos colegas “Ana Maria Vunge”, que apresentou a sua arte como humorista, cantora e bailarina e “Américo Ana Malangue” que acabou por complementar o humor relevando um grande talento de animação e comunicação com o público.
Cumpridas as actividades no anfiteatro, seguiu-se uma demonstração da relevância que as actividades práticas e de relacionamento assumem com todos aqueles que fazem parte da comunidade Piaget. 
Os estudantes do 3º e 4º ano da Licenciaturar ealizaram uma actividade prática de monitorização de tensão arterial complementada com uma intervenção psicoeducativa sobre a importância de adquirir hábitos de uma alimentação saudável, em simultâneo com a  entrega de um folheto informativo.
Foi demonstrada uma grande motivação por quem executava a actividade e a adesão dos participantes superou as expectativas. 
Estas actividades permitem incentivar o contacto com colegas, professores e estudantes e permitem afastar aspectos de rotina relacionados com a teoria da sala de aula.
Para finalizar e possibilitar um ambiente de convívio e de fortalecimento de relações pessoais, as estudantes “Engrácia Kerlan” e “Germana Ginga” foram as anfitriãs de um almoço convívio na praia do Compão, em que todos desfrutaram de um ambiente de comemoração e partilha que perdurou até ao final do dia.
Por fim, queremos deixar a nossa homenagem a duas pessoas essenciais que participaram na organização e demonstraram grande empenho e dedicação tanto a nível organizacional como participativo mas que infelizmente deixaram de estar entre nós.
Queremos relembrar com carinho os falecidos estudantes e colegas “André Ludivino” e “Américo Ana Malengue” pelo contributo de companheirismo e exemplo de dedicação académica.















Texto Por: Maria João Marques e estudantes do 3.º ano da Licenciatura em Enfermagem e Obstetrícia

Sem comentários:

Enviar um comentário

A sua opinião conta e nós contamos com ela.

Arquivo de Notícias