sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Reafirmado o compromisso com a qualidade do ensino superior

ISP – Jean Piaget de Benguela trabalha para concretização do Plano Nacional de Formação de Quadros Angolanos (PNFQ)


PNFQ - é a sigla para Plano Nacional de Formação de Quadros. Trata-se de um importante instrumento de política pública do governo de Angolano. Nele constam as metas e objectivos a atingir até 2030, no domínio da formação de quadros. Repartido em planos anuais, o documento estabelece ambiciosas metas e envolve uma gigantesca estrutura de recursos humanos, materiais e uma engenhosa coordenação de esforços.

O Instituto Jean Piaget de Benguela está à par das cifras preconizadas e trabalha diariamente para contribuir qualitativa e quantitativamente para a sua concretização. Em vésperas de fim se semestre, a nossa redacção conversou com o Director-geral do ISP-Jean Piaget de Benguela, Professor Doutor Bonifácio Tchimboto para, em gesto de balanço, nos falar das acções desta instituição no sentido de contribuir para o plano.

Bonifácio Tchimboto afirmou haver um profundo comprometimento da direcção da instituição com estas metas. As suas palavras não podiam ser mais esclarecedoras: “Este semestre está a findar e, com ele, o presente ano lectivo. O balanço que podemos fazer é positivo. Temos indicadores muito animadores. A indisciplina escolar atingiu os níveis mais baixos de sempre. É quase zero. As taxas de desistência também diminuíram muito desde 2012. O número de reprovações hoje preocupa-nos menos, embora as notas com que se aprovam não são as mais desejáveis. Mas, quanto a isso, vamos continuar a trabalhar e vamos melhorar. O país tem um grande plano para a formação de quadros angolanos que é o PNFQ e nós estamos alinhados”, rematou.

O Plano Nacional de Formação de Quadros (PNFQ) prevê formar até 2015 1,6 milhão de quadros superiores, como resultado da aplicação do Programa de Acção 2013-2014. Prevê ainda a formação e capacitação de quadros médios e superiores em todas as áreas do saber, com realce para os sectores de Ciências Exactas e Naturais, Médicas e de Saúde, Engenharia e Tecnologias, Agrárias e Pescas e Artes e Humanidades. A formação destes técnicos vai permitir uma melhor exploração dos recursos naturais que o país dispõe e assim continuar a melhorar a vida das populações. Em 2015, de acordo com o documento, os gestores, dirigentes e quadros superiores vão representar 27,2 por cento do total de quadros. Já os médios passam a ter uma participação de 72,8 por cento.

O Director-geral, Bonifácio Tchimboto disse, também, que a direcção do ISP-Jean Piaget de Benguela tem trabalhado em múltiplas frentes, entre as quais, destacou a criação de diversos laboratórios apetrechados, bem como a superação técnica e académica do pessoal docente com o objectivo de oferecer um ensino melhor qualidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A sua opinião conta e nós contamos com ela.

Arquivo de Notícias