sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Livro sobre as minorias étnicas em Angola foi apresentado no ISP Jean Piaget de Benguela

O povo "Khoisan" não existe, como tal. Existem os "Khoi" e os "San"


O Sociólogo e docente universitário Pedro de Casto Maria, esteve ontem, vindo de Luanda, no Campus do instituto Superior Politécnico Jean Piaget de Benguela onde, durante a manhã, proferiu uma palestra sobre “As Minorias Étnicas de Angola: o Caso dos San”.



A palestra teve como base os resultados de uma pesquisa desenvolvida em Dezembro de 2009, na província do Kuando-Kubango, nomeadamente na aldeia do Mbundu, que dista a cerca de cem quilómetros da cidade de Menongue.






De entre as várias conclusões e curiosidade que o estudo traz sobre este que pode ser considerada a menor etnia de Angola, ressalta-se o facto de serem eles os primeiros habitantes do nosso território e serem os únicos a conservarem o modo nómada de vida. A par disto, o estudo esclarece: não existem “Khoisan” existem sim, os “Khoi” e os “San”. Trata-se, portanto, de dois povos distintos




Após a concorrida palestra, com direito a perguntas e respostas, o sociólogo procedeu a assinatura de autógrafos aos presentes e ofereceu um exemplar à biblioteca do ISP Jean Piaget. 







Os interessados no livro poderão encontra-lo na nossa biblioteca.

  

Sem comentários:

Enviar um comentário

A sua opinião conta e nós contamos com ela.

Arquivo de Notícias