quinta-feira, 8 de outubro de 2015

OS 40 ANOS DA INDEPENDÊNCIA NACIONAL PASSAM PELO PIAGET

O contributo dos jovens universitários no desenvolvimento de Angola foi tema de uma conferência, realizada hoje no ISP Jean Piaget de Benguela



No quadro das comemorações do 40º aniversário da independência nacional, a assinalar-se no próximo dia 11 de Novembro, o secretariado provincial da JMPLA em coordenação com a Associação de Estudantes do ISP Jean Piaget de Benguela, promoveram na manhã de hoje, 8 de Outubro, uma concorrida conferência em torno dos “contributos dos jovens no processo de reconstrução e desenvolvimento de Angola”. 

Cerca de duas centenas de estudantes de diferentes cursos de licenciatura, estiveram durante duas horas no anfiteatro nº.3, ISP Jean Piaget a ouvir e discutir atentamente com o Deputado à Bancada Parlamentar do MPLA Jeremias Dumbo, prelector sob a moderação de Emersom Basílio Secretário para Informação da Associação de Estudantes.


Pormenor da plateia 

Na sua exposição o Deputado do MPLA, que altura da proclamação da independência contava com vinte quatro anos de idade, contou a história heróica do povo angolano na primeira pessoa, falou dos sacrifícios consentidos pelos melhores filhos de Angola e dos desafios que o país tem pela frente, tendo assinalado ser da maior importância estratégica o envolvimento e contributo dos jovens universitários.

Deputado Jeremias Dumbo (a esquerda) e Emerson Basílio
Após a exposição, seguiram-se vários ciclos de perguntas e respostas onde os estudantes se expressaram livremente sobre as várias matérias, com destaque para questões ligadas ao emprego, o direito de manifestação e “caso dos cursos ilegais” nos institutos superiores do país. 



Estudante intervindo no debate

O deputado respondeu as todas as perguntas tendo, relativamente ao emprego, apelado à proactividade e ao génio empreendedor dos jovens no sentido de serem eles próprios a criaram mais postos de trabalhos, sem descartar o papel do estado na criação de um ambiente favorável ao investimento privado.




estudante intervindo no debate

Quanto ao direito à manifestação aquela representante do povo na assembleia nacional afirmou que tratar-se de um direito constitucional, e que qualquer angolano pode  manifestar-se, desde que para tal respeite a leis e os direitos dos outros. Finalmente, sobre “caso dos cursos ilegais” Jeremias Dumbo assegurou aos universitários que a situação está a ser resolvida pelo Ministério do Ensino Superior em colaboração com as instituições visadas, e que nenhum estudante terá os seus estudos anulados ou não reconhecidos pelo governo angolano.
Engº. Mário Rui Ferreira, Secretário-geral do ISP Piaget
 A conferência decorreu num ambiente de aceso e pacífico debate e culminou com uma fotografia de família entre prelector e os estudantes.




Sem comentários:

Enviar um comentário

A sua opinião conta e nós contamos com ela.

Arquivo de Notícias