quarta-feira, 29 de abril de 2009

Inscrições para bolsas internas começam dia 4 de Maio

Angop
Director-geral do Instituto Nacional de Bolsas de Estudo, Jesus Baptista
Director-geral do Instituto Nacional de Bolsas de Estudo, Jesus Baptista

Luanda - As inscrições para candidatos às bolsas internas do ensino superior, no ano 2009, decorrerão nas 18 províncias do país, no período de 04 a 15 de Maio próximo, informou hoje, sexta-feira, à Angop, em Luanda, o director-geral do Instituto Nacional de Bolsas de Estudo (INABE), Jesus Baptista.

Jesus Baptista, que falava em exclusivo à Angop, frisou que, ao abrigo do decreto nº2/08 de 28 de Fevereiro, que institui a "bolsa de estado interna", e no âmbito da Política de Acção Social no Ensino Superior, estão disponíveis para este ano académico três mil vagas para os diversos ramos do saber.

Assim, acrescentou, o total de vagas (3.000) estão repartidas em 25 por cento para a area de ciências, igual percentual para engenharias e 20 para os cursos das tecnologias.

Os candidatos aos cursos de letras, ciências sociais e humanas têm disponíveis dez, 15 e cinco por cento, respectivamente, do global de ingressos definidos para 2009.

De acordo com o director-geral do INABE, apesar das vagas estarem distribuídas por províncias, os candidatos devem ter o domínio do Regulamento do Processo de Bolsa Interna, previsto no decreto nº 2/08, já que, o mesmo estabelece os 25 anos como idade limite para candidatar-se a qualquer curso.

A única ate prioridade, indicou, recai para os filhos de antigos combatentes, órfãos de antigos combatentes, deficientes de guerra ou seus descendentes, os quais, por imperativos legais, terão as suas candidaturas tratadas de forma especial, ou seja, sem idade limite.

Para impulsionar a preparação deste processo, segundo o director do INABE, equipas conjuntas da Secretaria de Estado do Ensino Superior e do Instituto Nacional de Bolsas de Estudo, vão dar início, no próximo dia 27, segunda-feira, a um ciclo de visitas a todas as províncias, com vista ao esclarecimento do regulamento de bolsas.

O quadro de distribuição de quotas, reserva 540 vagas dos diversos cursos para província de Luanda, seguida de Benguela, Huíla e Malanje, com 240 lugares cada, Bié, Cabinda, Cunene, Kuando Kubango e Zaire, com 180 bolsas cada.

Huambo, com 150 bolsas internas, Bengo e Moxico, com 120 cada uma, enquanto as províncias do Kwanza Norte e Kwanza Sul, Uíge, vão beneficiar de 90 bolsas cada, Namíbe, Lunda Norte e Lunda Sul, com 60 candidatos cada.

O regulamento anexo ao decreto nº 2/08, considera que para efeitos de candidaturas, abrangem todos os estudantes do ensino superior (desde o primeiro até ao último ano de qualquer faculdade), economicamente carentes, com idade limite os 25 anos.

No ano académico 2008, o Governo central, através do INABE deu início ao processo de concessão de bolsas de estudo internas para o ensino superior, tendo sido beneficiados os primeiros três mil bolseiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A sua opinião conta e nós contamos com ela.

Arquivo de Notícias