terça-feira, 28 de abril de 2009

Ministra da Cultura de Angola visita Cabo Verde com Tarrafal na agenda

Uma delegação cultural angolana, chefiada pela ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, desloca-se este domingo a Cabo Verde a fim de fazer parte das sessões de trabalho do Simpósio Internacional sobre o Campo de Concentração de Tarrafal, a realizar-se de 29 deste mês a 1 de Maio.

A delegação integrará quadros séniores do Ministério da Cultura, historiadores e ex-presos políticos angolanos que, durante a época colonial, foram encarcerados no local. Organizado pela Fundação Amílcar Cabral, em colaboração com os Ministérios da Cultura de Angola e Cabo Verde, o simpósio pretende reunir antigos reclusos do Tarrafal provenientes de diferentes países, reconhecidas personalidades, políticos e estudiosos.

O encontro visa recolher testemunhos e documentos sobre a vida e as actividades dos antigos presos políticos para formar um acervo histórico e museológico sobre aquele campo de concentração. O encontro visa ainda organizar um debate sobre o legado histórico transmitido através dos exemplos de sacrifício dos antigos presos políticos do Tarrafal. O Campo de Concentração do Tarrafal foi instituído pelo regime fascista português, pela primeira vez, em Abril de 1936, sob o nome de Colónia Penal do Tarrafal/Campo de Trabalho de Chão Bom.

Fonte:www.visaonews.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

A sua opinião conta e nós contamos com ela.

Arquivo de Notícias