segunda-feira, 6 de abril de 2009

O drama das universidades em Angola

Uma procissão sem Meca - O drama das universidades em Angola

As universidades sempre estiveram ao serviço das sociedades a que pertenceram e jogaram um papel preponderante ao desenvolvimento destas. Hoje, na era da modernidade é crucial entendermos qual o papel a desempenhar pelas nossas escolas superiores, sob pena de não aproveitarmos a mais-valia social desta instituição.

No nosso país as universidades ainda não têm cumprido de modo efectivo e cabal com o seu papel social. Ainda enfermam de muitos males que vão desde a falta de docentes qualificados, infra-estruturas ao mau preparo dos estudantes, o faz com que as universidades se assemelhem em muito as escolas normais. Não produzem ciência, não dão respostas a problemas do quotidiano entre outras tarefas a que deviam realizar. Urge deste modo, a adopção de medidas governamentais concisas, directivas específicas que imprimam uma maior dinâmica no funcionamento das nossas universidades.

A realidade actual é dramática. Há uma gritante falta de cultura universitária no seio dos estudantes e docentes. É inadmissível que estudantes que frequentam a universidade conhecem tão pouco da história de Angola e cometam os piores erros de escrita e de pronúncia.

Está na hora de deixarmos de ver o problema de fora. Ele já tomou contornos alarmantes e compromete o futuro do país. Os professores devem intervir, na promoção do gosto pela leitura e investigação científica. As instituições públicas e privadas devem esforçar-se por garantir uma prestação de serviços burocráticos e de ensino com melhor qualidade, pois só assim podemos por

Sem comentários:

Enviar um comentário

A sua opinião conta e nós contamos com ela.

Arquivo de Notícias